15 Minutos
O filme estrelado por Robert de Niro tem um título profético. Depois de exatos 15 minutos de história o espectador se dá conta de que gastou seu dinheiro à toa. É o tipo de trabalho em que toda a equipe se esforçou muito para fazer um equívoco monumental. Fazer algo tão ruim assim não é nada fácil. O título faz referência a uma frase do artista (?) plástico Andy Warhol que dizia que, no futuro, todo mundo será famoso por 15 minutos.
Eddie Flemming (Robert De Niro) é um policial famoso. Resolve os crimes mais complicados da cidade de Nova Iorque e aproveita para capitalizar seu sucesso em aparições em um show de televisão comandado por um jornalista inescrupuloso. Em um caso de incêndio Eddie acaba conhecendo um policial inexperiente Jordy Warwaw (Edward Burns), que acaba se tornando uma espécie de parceiro inusitado.
Para complicar as coisas, uma dupla de psicopatas estrangeiros desembarca na cidade a procura de fama e sucesso. Rapidamente eles descobrem que matar pessoas pode ser um bom negócio, ainda mais o crime for gravado e exibido na televisão. Claro que 15 minutos tenta denunciar os limites do jornalismo. Porém faz isto de maneira tão canhestra, tentando chocar a todo custo o espectador, que fica difícil não torcer para o sucesso de apresentadores como o Gugu e o Ratinho.
Evidentemente que não é possível confirmar, mesmo nos dias atuais, se Andy Warhol tinha razão. Talvez nem todo mundo tenha seus 15 minutos de fama. E muita gente sequer mereceria tanto tempo assim. Porém, uma coisa é certa, o filme dirigido por John Herzfeld não conseguiu. Foi um fracasso retumbante nos Estados Unidos.
(15 Minutes, EUA, 2001), Direção: John Herzfeld, Elenco: Robert De Niro, Edward Burns, Kelsey Grammer, Avery Brooks, Melina Kanakaredes, Karel Roden, Oleg Taktarov, Vera Farmiga, Duração: 127min