Pedir desculpas por um comercial? Isso é Muito Itaú
O banco Itaú resolveu fazer uma campanha com uma série de peças cretinas. Basicamente enredo é sempre o mesmo. Duas pessoas conversam com um diálogo tacanho, boboca, banal e sem sentido para comentar sobre uma vantagem da instituição financeira. A assinatura da peça é "Isso é muito Itaú. Itaú. Feito com você".
O mais incrível é que a campanha da agência África teve de publicar, em vários jornais brasileiros, um pedido de desculpas aos bares e restaurantes. O comercial, que foi retirado do ar, mostrava clientes de um restaurante sendo negligenciados por funcionários, para o Itaú propor: “Resolver tudo em um só lugar. Isso é muito você? Isso é muito Itaú. Itaú. Feito com você”.
A peça não agradou. Percival Maricato, presidente da Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo, gravou um vídeo para a revista Menu absolutamente indignado. Ele classificou a propaganda como “insensível, desonesta e cruel”. Ainda mais por ter sido veiculada em um período de pandemia, no qual o segmento enfrenta enormes dificuldades. Claro que como ninguém mais lê jornal foi um pedido de desculpas mais inútil que olho azul em gente feia.
Mas essa mesma campanha ainda tem duas pérolas. Uma faz menção ao público gamer. Uma garota conversa com uma senhora de idade em uma lanchonete de esquina sobre o mercado de games no Brasil. Ela explica - enquanto mastiga o seu xis: "você não sabia que o Brasil tem mais de 83 milhões de gamers?". A cara de espanto da senhora se justifica. Desses 83 milhões provavelmente umas 17 ou 19 pessoas tem dinheiro pra comprar um PS5. E se gamer fosse uma profissão tão boa assim, a garota não estaria comendo um prosaico bauru...
A outra mostra o quão estúpida é a geração Z. Dois jovens estão no metrô conversando em como desejam trabalhar como trainee em uma empresa de tecnologia. A garota confessa que sonha em trabalhar em um lugar legal, que deixe ela ser quem ela é - e o mais importante - "poder fazer coisas para impactar a vida de milhares de pessoas".
Pausa. O comercial não deixa de ter razão. O banco decididamente impacta a vida de milhares de pessoas, só que para pior. Na vida adulta, palavras como "juro do cheque especial" e "financiamento da casa própria" vão assombrar os seus sonhos.
O comercial termina da forma mais cretina possível. O jovem diz que escolheu o Itaú. A garota sorri: "eu também". O rapaz responde, com uma certa desconfiança na voz: "Mas como a gente nunca se encontrou lá?". Sem perder a linha, ela responde na maior cara de pau: "Ah, é que é um universo de possibilidades". E fica claro que alguém anda contando mentiras para estranhos no metrô...
Itaú. Feito com você (gamers)
Itaú. Feito com você (trainees)