Renault Duster e a loucura em série

No meio do caos provocado pela pandemia, as valorosas agências de publicidade tentam vender carros. Por que não? Se o presidente receita cloroquina e as pessoas acreditam, então é hora de abraçar a insanidade. E foi justamente o que a Renault fez novo comercial do SUV Duster.

A campanha "A Nova Temporada da Sua Vida" foi desenvolvida pela DPZ&T. O comercial, gravado em Montevidéo, e estrelado pelo ator Bruno Gagliasso (que foi demitido da Globo e, portanto, tem bastante tempo livre) tenta mostrar as qualidades do novo Renault Duster. Só que faz isso da maneira mais bizarra e estranha possível.

O conceito principal é de que a vida é uma série com várias temporadas e a gente tem de enfrentar tudo que vem pela frente. Faz sentido. É uma comparação válida. A única diferença é que quando uma série termina a gente parte para outra. Quando a vida termina, termina mesmo. A não ser que você acredite em reencarnação.

Mas, para mostrar o poder do SUV, a Duster aparece no meio de Vikings? Depois passa por um exército romano com a Duster correndo lado a lado com uma biga. O que deve servir para indicar como o carro é lento e pesado. Depois aparece uma floresta assombrada e em um mundo invertido (só strange people compraria esse carro?). O comercial segue em frente e a Duster salta para um duelo no faroeste (para mostrar quantos cavalos tem no motor?) e finalmente passa para um filme de Máfia.

Então, Bruno Gagliasso para o carro com objetivo de dar carona para Pedro Alonso, o Berlim de La Casa de Papel. Policiais aparecem e ele foge de Duster. Dica do professor: nunca use uma Duster como carro de fuga em um atraco. As versões iniciais da nova Duster chegam apenas com os motores 1.6 aspirado SCe, de 120 cv e câmbio manual ou automático do tipo CVT. Ou seja, velocidade não é o forte.

Como era de se esperar os carros de polícia se aproximam velozmente. Confiar no motor da Duster é forçar a amizade. Então em um momento bizarro Bruno olha para Pedro Alonso e diz: "séries são emocionantes, mas não tem nada como a vida real". o ator espanhol não tem tempo de responder (mas provavelmente iria perguntar o que colocaram na caipirinha de Gagliasso). A Duster entra em um portal para o mundo real. E o comercial termina.

Só que a loucura da Renault não terminou aí. A Duster ofereceu condições especiais de lançamento. Os clientes que realizaram o cadastro no site de pré-venda, pelo site, até o dia 9 de março, e que efetivaram a compra do Duster na concessionária, até 30 de março, tiveram a oportunidade de escolher uma entre três condições especiais: patinete elétrico Renault, três revisões grátis ou kit de acessórios contendo barras transversais de teto + suporte de bicicletas (Thule).

Pô! O pessoal confia tanto na mecânica do carro que dá um patinete de brinde. Pelo menos o motorista não vai andar a pé...

Em tempo: o carro segue a mesma base do Duster europeu, com faróis em LED, para-brisa mais inclinado, novas rodas e, na traseira, lanternas que lembram as do Jeep Renegade. Também tem uma nova central multimídia, chamada de EasyLink, que permite o pareamento com Android Auto e Apple CarPlay.

Da Equipe de Articulistas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.