Itaú Personnalité: como perder dinheiro durante a pandemia

Graças a pandemia causada pelo Covid-19, o mundo parou. Mas os nossos publicitários maravilhosos não descansam. Não é por causa de uma gripezinha que eles vão deixar de passar vexame em rede nacional. Esse é o caso da campanha de 25 anos de Itaú Personnalité, que conseguiu irritar todo mundo. Inclusive, funcionários do banco!

A campanha foi criada pela DPZ&T. A produção ficou por conta da O2, com a direção de Fernando Meirelles. A peça publicitária é estrelada pelo ator Marcos Vera é repleta de ironia contra as corretoras de investimento. No comercial, ele interpreta um cliente de investimentos em 2019 e um cliente de 2020. O primeiro está feliz por ter conta em uma corretora, afinal de contas “está na moda”. Além disso "elogia" o fato de ter um assessor que sugere vários investimentos sem riscos e garante que se sente “o rei de Walt Street”.

A peça publicitária prossegue com o cliente de 2020, após a crise da pandemia, indignado. Ele afirma que a verdade é que não havia risco “para o corretor”. E finaliza em um discurso de fazer chorar o presidente do banco: “Aqui em 2020 deu para ver que não tinha risco para ele, que ganhava comissão por tipo de investimento. Ainda bem que você deixou o dinheiro no Personnalité. São especialistas isentos”.

A ideia é que os filmes serviriam para ressaltar os pilares do Personnalité: ter uma recomendação isenta, uma prateleira aberta de produtos de investimentos e sua expertise dentro de um banco com mais de 95 anos de trajetória. Tudo isso com uma linguagem mais direta, transparente e moderna, para mostrar aos clientes a importância de prestar atenção em discursos e manter seus investimentos com quem tem experiência e está pronto para enfrentar as adversidades do mercado. Só que deu muito errado.

A corretora XP se sentiu atacada pelo comercial e reagiu imediatamente. No LinkedIn, Guilherme Benchinol, CEO e fundador da empresa, fez uma longa postagem, rebatendo as acusações. "Estamos há 20 anos lutando contra um sistema financeiro concentrado que nunca inovou e nunca se preocupou com o que realmente importa: o cliente! Tenho certeza que os bancos preferem o Brasil do passado, com juros altos e baixa concorrência, explorando ainda mais os empresários e os investidores individuais."

A coisa não parou aí. Benchinol continuou. “Para o maior banco do País, com mais de 90 anos de tradição, ir a público e ofender uma profissão tão fundamental para o desenvolvimento financeiro dos brasileiros, é porque realmente percebeu que não consegue mais competir colocando o cliente em primeiro lugar”. O CEO da XP ainda ironizou: "banco não é nem nunca foi “ser feito para você”.

Outro sócio da XP, Gabriel Leal, criticou a atuação do banco. "O Itaú Personnalité pode acabar em três anos, considerando a continuação do ritmo de migração de recursos, afirmou em teleconferência com jornalistas. O executivo declarou também que, todos os dias, 150 milhões de reais deixam o Itaú e migram para a XP.

Tem mais: a peça publicitária conseguiu também irritar a Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (ABAAI). O superintendente da ABAAI, Francisco Amarente, partiu para o ataque. “Se eles fossem tão transparentes assim, não haveria tanto dinheiro aplicado em poupanças. Quem aplica em um fundo DI do Personalitté hoje tem rentabilidade negativa. Será que o banco fala isso para seus clientes?”, fulminou.

Agora vem a parte genial. A publicidade do Itaú colocou em xeque a credibilidade dos agentes de investimento autônomos e das corretoras de investimento. Foi um ataque direto, por isso a reação da XP Investimentos. Contudo, o Itaú Unibanco detém 49,9% das ações da corretora de valores. Sim, o Itaú é acionista majoritário, mas com direito limitado de voto. Ou seja, ao atacar a XP, o Itaú, na verdade, está perdendo dinheiro!

Para piorar, a XP deu o troco em grande estilo. Ela anunciou uma promoção inusitada: doará 1 colete personalizado com a marca da empresa para cada 1 que fizer uma transferência de qualquer valor, via TED, a partir de uma conta do Itaú. Segundo o anúncio, a ação será válida até o esgotamento do estoque de 5.000 coletes e, a cada peça enviada, a corretora doará 1 cobertor para ONGs que prestam assistência social.

Então, ao que tudo indica, os especialistas isentos do Personnalité não são bons em ganhar dinheiro, mas em irritar pessoas. Ou seja, se eles realmente ficarem sem emprego em três anos, podem tentar uma vaga na redação da ZeroZen (no momento não estamos contratando, mas agradecemos o interesse).

Da Equipe de Articulistas

Itaú Personnalité

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