Ágora: investir garante solidão e abandono na velhice
Como fazer um comercial de investimentos? Mostrar que o trabalho não vale a pena e o melhor a fazer é ficar em casa especulando de forma ensandecida na Bolsa de Valores? Bem, a nova campanha da Ágora Investimentos quer mostrar os momentos de reflexão que permeiam o pensamento das pessoas que investem. E, surpresa, eles não estão felizes.
Sim, a Ágora Investimentos fez um comercial de investimentos para mostrar que o dinheiro não traz felicidade! Isso é realmente um absurdo. Todo mundo sabe que o dinheiro não é tudo, mas é 100%. A R/GA acredita em humanizar o ato de investir. Isso é mais ou menos como dar sentimento a uma roleta de cassino ou a um baralho de pôquer. “O brasileiro ainda não se sente confortável com a ideia de investir. Para ele, é um universo distante, complexo e arriscado. E a campanha chega com um tom diferente, falando de investimentos de um jeito humano e inspirador”, explica Saulo Rodrigues, VP e Diretor de Criação Executivo da R/GA.
De qualquer forma, a peça inicia com um jovem afro brasileiro. Frases aparecem na tela indicando alguns estágios da vida e trazendo dúvidas como: “é possível investir o dinheiro do estágio?”, “vamos ter filhos?” ou “ainda posso mudar de carreira?”. A cada frase o personagem vai envelhecendo, o que mostra o uso dos investimentos como um plano de ação para poder seguir em frente.
Então no final da vida ele está feliz e realizado, mostrando que investir na Ágora Investimentos vale a pena? Nada disso. Sim, o personagem começa investindo a grana do estágio, se casa, tem filhos. Mas o grafismo que aparece na sequência indica "consigo passar mais tempo com eles?". Ou seja, mesmo com os investimentos ele não conseguiu ficar mais tempo em casa. Ou os investimentos são muito ruins ou trabalho dele não paga as contas.
Mas essa parte do comercial revela ainda mais. É uma festa de aniversário de alguma das crianças. Porém, não há mais a presença da esposa. Ou seja, o casamento não vai nada bem. Possivelmente, ele está separado e parte do dinheiro dos investimentos é usado para pagar a pensão alimentícia. E a frase "consigo passar mais tempo com eles?" fica dúbia. Pode significar que ele está lutando na justiça para conseguir mais tempo com seus filhos!
A vida do personagem do comercial está indo ladeira abaixo. Claro que, como a ZeroZen já avisou tantas vezes, a situação sempre pode piorar. O grafismo seguinte mostra que o sujeito não está feliz com a profissão que escolheu "Ainda posso mudar de carreira?". No final, ele aparece sozinho lendo em um apartamento. Não há ninguém com ele. Não há aliança na sua mão. Não há esposa nem filhos. A única companhia na sua velhice são os seus investimentos. Então surge o grafismo: "será que o meu filho vai ser um bom pai". Bem, o certo seria surgir um texto como: "será que alguém vai me ligar na noite de Natal?".
Mas, aparentemente, a Ágora Investimentos está dizendo que o dinheiro não traz a felicidade. Ora, se isso é verdade, por que as pessoas iriam investir? Para terminarem solitárias, abandonadas pela própria família? O slogan é "investir transforma as incertezas em planos". Bem, o mais correto seria dizer: investir transforma as incertezas em planos de saúde para ter um cuidador na velhice e não morrer de solidão.