Peugeot e comercial do fracasso duplo

Existem momentos na vida nos quais tudo dá errado. É uma derrota atrás da outra. Nessas horas, o melhor a fazer é abraçar o fracasso e aceitar o fato de que a sorte ficou guardada para uma outra encarnação. Bem, a Peugeot resolveu inovar e fez um comercial que é praticamente uma confissão e um pedido de desculpas. Só isso seria suficiente para fazer parte do obituário. Mas a Peugeot conseguiu o prodígio de fracassar dentro de um fracasso.

A campanha é estrelada pela country manager da Peugeot Brasil, Ana Theresa Borsari. Ela é a protagonista da campanha criada pela Tribal. Veja bem, não é qualquer pessoa. Ou seja, o filme faz um enorme esforço para enfatizar as mudanças pelas quais a empresa passou no País nos últimos anos. O objetivo era para - em tese - mostrar a melhora em seus serviços. A propaganda termina convidando os consumidores a conhecerem “a nova Peugeot” e divulga os compromissos do Peugeot TotalCare.

O detalhe é que o comercial inicia com uma voz masculina fazendo a narração de um “Comunicado de Recall da Peugeot”. O dono do carro automaticamente começa a pensar: "o que será dessa vez?". Só que é uma pegadinha. Malandramente o que a companhia pede, na verdade, é que os brasileiros troquem a sua percepção sobre a marca. Isso não é recall, é um pedido de milagre!

De qualquer forma a peça publicitária continua citando, em seguida, fatos como a modernização do portfólio de produtos e os investimentos feitos para chegar à alta qualidade dos serviços. A imagem aberta mostra uma porta de garagem subindo e quando se abre totalmente surge a presidente da empresa no País, Ana Theresa Borsari, que continua exaltando mudanças relativas aos dez compromissos assumidos no Peugeot Total Care, há dois anos, e anuncia mais um benefício do programa: o cliente que não ficar satisfeito com o serviço prestado, não paga.

Agora... começar qualquer comercial com um pedido de desculpas é realmente um convite ao fracasso. E ele veio mesmo. Por que o Procon-SP notificou a Peugeot a prestar esclarecimentos a respeito da campanha! Sim, o órgão de defesa do consumidor, vinculado ao governo paulista, questiona especificamente a frase "Comunicado de Recall Peugeot" que abre a peça publicitária. Ou seja, essa ideia de "convocar todos os brasileiros a trocarem a sua percepção da marca" ficou problemática.

Para o Procon-SP, o problema está relacionado ao uso da palavra inglesa "recall", que no Brasil é associada a convocações para reparo, substituição ou recolhimento de produtos, inclusive automóveis. Normalmente quando existe algum risco à saúde e à segurança dos clientes. Ou seja, a Peugeot - em tese - estaria fazendo uma propaganda enganosa.

Tecnicamente, é possível afirma que em países de língua inglesa, a expressão também é usada nesse contexto. Porém, pode ser usada como "lembrar", "fazer pensar" ou "rememorar". Bem, apesar desse duplo fracasso, a Peugeot garante que não vai mudar campanha. No final das contas, parece que os memes automobilísticos têm mesmo razão. Ou você comprou um francês ou comprou um carro. Os dois juntos não dá.

Da Equipe de Articulistas

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