Para fazer ciência no Brasil é preciso ter Instagram

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista resolveu fazer uma peça publicitária para chamar atenção para o evento. O resultado foi uma experiência desastrosa. Pelo menos o público descobre que artigos científicos são coisas do passado. Agora o que demonstra de forma cabal que você é um cientista é ter uma conta no Instagram...

Sim, é sério. Lugar de cientista, segundo a peça, é no Instagram. Será que alguém já inventou o cientista fitness? Vai saber. Mas também não dá para pedir muito de um país que resolve praticamente eliminar seu Ministério de Ciência e Tecnologia. Ah, e ainda cortou R$ 103,6 milhões do Orçamento da pasta.

A peça começa com dois estudantes: uma moça e um rapaz. Eles regam plantas e rasgam cascas de coco com as mãos. Outro aluno, chamado Mateus, avisa - via ceular - que conseguiu mais material. Para o quê? Surge a dúvida. O que os dedicados aprendizes de cientistas estariam fazendo?

A resposta é um muro verde. Epa! Como assim? Isso não tem nada a ver com ciência. É uma recurso utilizado por arquitetos e paisagistas. São soluções verdes que apostam em trepadeiras (epa!), espécies arbustivas e nos chamados jardins verticais.

Algo de errado não está certo. Mas a menina está empolgada. Como uma típica garota mi-mi-milênio diz: "assim até vai dar para participar do Prêmio Jovem Cientista". O rapaz com uma ponderação típica de uma mente racional questiona: "jovem a gente é, mas cientista?".

Ou seja, aparentemente é o único que demonstra algum conhecimento. Ele olha para o muro verde com uma cara de "isso não faz o menor sentido, a escola vai passar vexame no débito e no crédito". Então do nada surge uma professora que garante que o muro verde é um projeto científico. Tudo bem que os professores estão com salários atrasados, mas mentir desse jeito é demais.

Aí vem o momento mágico: os alunos e a professora resolvem tirar uma selfie!! Claro, é exatamente isso que todo cientista faz. Em outro momento constrangedor professora e aluna aparecem em um gif animado com uma enorme legenda "TOOOP!". Ou seja, nada melhor do que gif animado com uma legenda "top" para provar a validade da sua teoria. Por que é assim que se faz ciência no Brasil!!

Em tempo: a conta que aparece no comercial é @julinhajc. Ou seja Julia JC (de Jovem Cientista, perceberam? captaram?). Só que essa conta existe no mundo real e já pertence a outra pessoa. É muito amadorismo.

O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Nesta edição, o CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Grupo Boticário e o Banco do Brasil convidam os jovens cientistas e seus orientadores a compartilhar ideias e projetos na área de sustentabilidade ambiental, biodiversidade, empreendedorismo e educação.

P.S. - Existem estudantes do Ensino Médio que se dedicam de forma séria ao prêmio. Por exemplo, Breno Dal Bianco ganhou em 2013 o Prêmio Jovem Cientista. Sua pesquisa era sobre a dessalinização da água salobra utilizando ferramentas recicláveis e energia solar. Nunca fez um muro verde e nunca apareceu em seu instagram a palavra "top"...

Da Equipe de Articulistas

https://www.youtube.com/watch?v=SLFTeuw3tzI

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.