Como a marca Jaguar virou um tremendo Jaguara

Senhoras e senhores, temos um vencedor. O obituário da publicidade sabe reconhecer aquela peça publicitária que extrapola todos os vetores da ruindade. O comercial Copy Nothing - que, em tese, serve para mostrar o rebranding da Jaguar - é um fenômeno. Conseguiu em apenas 30 segundos destruir uma reputação de marca que levou 102 anos para ser construída.

Essa provavelmente é uma das piores decisões de marketing da história. O resultado é embaraçoso, é constrangedor. Tudo errado, do princípio até o avesso. A não ser, é claro, que a Jaguar esteja pensando levando muito a sério o conceito de "Drag Race".

O comercial mostra oito pessoas em um planeta distante, com cara de tédio vestindo roupas coloridas. Elas saem de um elevador amarelo. Provavelmente são os futuros compradores da Jaguar. Aparecem alguns slogans como "Delete ordinary". Beleza. Mas substituir veículos por modelos a um passo de morrer de fome? Será que essas pessoas se identificam como carros da marca?

Vale ressaltar: a peça publicitária termina sem mostrar um carro sequer. Mas apresenta o novo logo que, diga-se de passagem, é um desastre. Porém, o importante é o slogan final: "Copy nothing". Em comunicado oficial, a Jaguar destacou que essa mudança marca o início de uma nova era. E o detalhe mais importante: é baseada na filosofia de mesmo nome, idealizada por Sir William Lyons, o fundador da marca!

Muita calma nessa hora. Não foi isso o que aconteceu nesse desastroso rebranding. Basicamente a nova peça publicitária copia todo comercial de perfume feito nos últimos 20 anos. Aliás, não só isso! Parece uma paródia que mistura Balenciaga com Zoolander!

Por fim, é impossível não notar a falta de foco no público alvo. Jaguar é uma marca que vende carros para gente rica e não para fãs do teletubbies. Quem comprar um Jaguar quer se sentir como um James Bond e não ser amigo de infância do RuPaul! Isso sem falar que o target escolhido pela propaganda sequer tem dinheiro para comprar um automóvel usado...

Dá para dizer que esse comercial dividiu opiniões. Metade achou ruim. Já a outra metade achou péssimo...

P.S. - A marca Jaguar pode ficar tranquila em relação ao Copy Nothing. Por que depois desse comercial ninguém vai querer copiar vocês...

Da Equipe de Articulistas

Jaguar | Copy Nothing