Hulk esmaga, a Apple também
A Apple volta e meia aparece no obituário com seus comerciais, digamos assim, diferenciados. No dia 7 de maio, ela lançou uma peça publicitária polêmica para divulgar o novo iPad Pro. O tablet é considerado o produto mais fino já produzido pela companhia. Como demonstrar isso de forma criativa? Esmagando coisas...
O filme foi dirigido por Vania & Muggia da produtora Iconoclast. Eles são parceiros antigos da marca. Já trabalharam em campanhas para os AirPods. Para quem não viu o comercial, basicamente durante 60 segundos, uma série de objetos usados por pessoas criativas — de latas de tinta a um piano — são lentamente comprimidos por uma prensa industrial.
Tudo isso ao som de “All I Ever Need Is You” de Sonny & Cher. Talvez a ideia aqui fosse criar um constrante com o tema de destruição criativa. Mas não funciona. De fato parece que a prensa está destruindo objetos inúteis, superados, obsoletos.
O público reagiu mal ao anúncio “Crush”. Vários profissionais criativos xingaram muito nas redes sociais. O discurso é que em essência o comercial passaria a mensagem de tecnologia estaria destruindo a criatividade humana. Bom, a Apple aumenta, mas não inventa. O fato é que após tanta repercussão negativa, a Apple se desculpou e retirou o comercial da TV.
Parece ruim? Fica ainda pior. A Samsung aproveitou para lançar o anúncio “Uncrush”, recriando a cena do compressor industrial da Apple, mas com uma reviravolta. No vídeo, uma mulher caminha entre os restos destruídos, pega uma guitarra parcialmente esmagada e começa a tocar, lendo a partitura em um tablet Samsung. A campanha termina com a frase “Creativity cannot be crushed” (A criatividade não pode ser esmagada).
Sem sombra de dúvida o conceito do comercial está errado. O iPad não é para ser uma máquina que destroi, mas sim um equipamento que agrega funções. Se os objetos fossem absorvidos para dentro do tablet tudo faria mais sentido. Só que a Apple não só fez uma peça publicitária desastrosa como ainda forneceu material para a concorrência. A única coisa que o novo iPad Pro conseguiu esmagar foi a reputação da marca...
Apple - Crush
Samsung - Uncrush