Adivinhe o que é Aperam
A publicidade brasileira é recheada de mistérios. Quem se lembra do biscoito Tostines? O slogan questionava: "Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?". A resposta hoje seria: "faltam dados para calcular". Até porque a Nestlé comprou a marca e retirou as bolachas do mercado. Porém, esse obituário é sobre Aperam.
Não sabe o que é? Bem, é hora de continuar em dúvida. Por que depois do fim da peça publicitária a confusão permanece. A ideia do filme é divulgar a marca. É mostrar quem é a Aperam. Até aí, tudo bem. O problema é a execução.
Basicamente, a pessoa termina o comercial sem entender nada. A única pista é o nome da empresa. Mas poderia ser um nome de remédio, uma franquia de seguros, uma rede de restaurantes, uma marca de suco de frutas, um plano de saúde e por aí vai.
Por que tanta confusão? Bem, o comercial começa com um rapaz dançando em cima de máquinas de lavar roupa. Propaganda da Brastemp? Corta para um avião no céu. Voe Gol? Corta para um estádio de futebol. Certamente não é o do Flamengo. Depois entram cenas de um show. Nada faz sentido. Close em engrenagens. Então, surge uma moça cozinhando. Possivelmente, uma referência ao Master Chef?
A loucura continua. Após a cozinheira vem a imagem de uma turbina de avião! Ou seja, ela estava tentando turbinar a sua carreira? Uma mulher misteriosa segura uma caixa prateada. Aparece um celular. Só pode ser um comercial da Samsung. Então entra uma imagem do campo. Agro é pop. Gente jovem aparece. Um sujeito vai abrir a porta de um carro. Tá demais, tá exagerado.
Só que o comercial ainda não acabou. Aparece uma mulher dançando. Uma ponte. Outra cozinheira (com direito a close na panela). E, pasmem, um parto!! Daí vem o slogan: "Se é para a vida tem que ser Aperam". O filme termina com uma modelo com o rosto pintado de prata (homenagem ao Fred Mercury prateado?). Ao seu lado surge um site para ser acessado: feitopravida.com.br.
Com todas essas informações e imagens, Aperam poderia ser um nome de remédio, uma empresa de seguros, uma rede de restaurantes, uma marca de suco de frutas ou um plano de saúde. Mas Aperam é uma Metalúrgica. Ou seja, todo comercial foi feito com o intuito de vender aço inoxidável!!
Então, a quem interessar possa, a Aperam South America foi fundada em 1944 com o nome de Acesita, e é líder global na produção de Aços Planos Inoxidáveis, Aços Elétricos e Aços Carbono Especiais. Sua planta industrial é localizada em Timóteo-MG e sua produção utiliza 100% de carvão proveniente da subsidiária Aperam BioEnergia, o que faz da Aperam a primeira do mundo com balanço carbono neutro no segmento de aços planos especiais.
Então... sejamos honestos, Aperam. E, sim, ser honesto na publicidade é um pecado mortal. Mas para facilitar a vida de todo mundo era só ter criado um site com o seguinte domínio: feitopravendermuitoacoinoxidavelpraempresaganhardinheiro.com.br. Pronto! Todo mundo entendia. E ninguém ia dizer que os publicitários sempre Aperam, digo, apelam...
Adivinhe o que é Aperam