Mc Picanha sem picanha em homenagem aos veganos?


Não tem como deixar de atender o pedido dos fãs (sic e sci-fi) da ZeroZen. Desde que foi revelado que o Mc Picanha tem tudo menos picanha, o pessoal pediu para a gente analisar o comercial do sanduíche. Bem, não há dúvida de que ele se tornou um clássico da publicidade brasileira. Nossos publicitários são mestres em vender o impossível.

Inclusive, a Mc Donald's deixou nas entrelinhas onde estava o erro. "A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas". Sim, não foi o fato de vender Mc Picanha sem Picanha foi o fato de ter esquecido de revelar essa informação. E claro aí entra a Agência de Publicidade que fez a peça.

Em tempo, apesar da empresa não vender mais o sanduíche em todo o Brasil, o comercial segue disponível no canal do Youtube do Mc Donald's Brasil. Inclusive, no BBB 22 houve uma ação publicitária na qual os confinados comiam os novos sabores de Mc Picanha.

Porém, o comercial a ser analisado é o do lançamento do produto. Com produção da O2 Filmes e desenvolvida pela DPZ&T, a ideia era mostrar de um jeito natural e espontâneo como brasileiros de diversas regiões reagem quando sentem o sabor do lanche. Ou seja, como as pessoas reagiriam ao novo sabor.

Na peça publicitária, o McDonald’s mostra diversas gírias usadas por brasileiros para expressar o quanto gostaram das Picanhas do Méqui. O comercial diz “picanhas do Méqui, mas pode chamar de”, a partir daí várias pessoas de regiões diferentes do país aparecem comendo o produto. Todas usam gírias características como “eita”, “oxe”, “céloko”, entre outras.

Essa coluna, é claro, vai focar na reação do gaúcho. Ele exprime um enorme bahhh de satisfação. Mas vamos analisar com calma. Ao pausar o vídeo percebe-se que não se trata de um gaúcho tradicional. Daqueles de cuia na mão ou que usa bombacha com orgulho. Muito pelo contrário, tem brinco na orelha e utiliza aquele corte de barba típico de um hipster da Redenção. Quer dizer, esse sujeito não tem a mínima condição de avaliar um Mc Picanha.

Na verdade, é difícil fazer piadas nesse caso. Poucas coisas são mais engraçadas do que a própria descrição do Mc Picanha no canal do Youtube do Mc Donald's Brasil.

"ALERTA DE PICANHA". Você está sendo alertado. É muita picanha. É muito sabor. É Picanha Clubhouse, Picanha Cheddar Bacon e o novo Picanha Cheese Salada. E aí, vai reagir como às Picanhas do Méqui?"

Possivelmente, o pessoal vai reagir indignado, vai xingar muito no Twitter, por que não tem picanha nenhuma no sanduíche! Enfim, se existe fakeNews por que não pode ter fakeAds? Chega de preconceito contra a publicidade!

Da Equipe de Articulistas

Mc Picanha

https://www.youtube.com/watch?v=TB24UbgCFoM