U2 - Vertigo Tour - São Paulo
Se alguém quisesse começar uma revolução no Brasil, bastava ter colocado uma bomba capaz de explodir o Morumbi durante o show do U2. Sim, como o ingresso mais barato custava escorchantes duzentos reais a futura nata da sociedade estava toda lá. Bastava olhar para a imensa quantidade de celulares de última geração que pululavam perto do palco.
Aliás, esta mesma juventude privilegiada que em breve irá tomar o poder saiu do estádio com a convicção de que assistiu ao melhor show do U2 de todos os tempos. Ledo engano. Isto apenas mostra que eles não entendem nada de música. A Vertigo Tour é apenas uma versão patética na melhor turnê do U2.
Qual seria o melhor show da banda de Bono Vox e The Edge? Fácil. Tudo começa em 1988. Na época, o U2 lançou um filme juntamente com o álbum duplo, o Rattle and Hum. Neste momento, o U2 podia ser considerado a banda mais chata da história do rock. Arrogante, prepotente, idiota vários adjetivos definem bem o que era o grupo na época. Para piorar, os discursos evangélicos de Bono estavam no auge.
Então a banda resolveu parar por três anos e retornar em 1991 com o álbum Achtung Baby. Esse disco é um dos grandes equívocos da carreira do U2. É bom demais. A banda se reinventou completamente e fez um rock inovador para a época. Melhor ainda, Bono criou um personagem chamado The Fly e finalmente resolveu se concentrar só na música.
Para deixar tudo ainda mais incrível, a banda saiu pra uma turnê fora de série, a ZOO TV. O palco era composto com vários telões de variados tamanhos e com câmeras espalhadas por todo o palco. Isto era realmente revolucionário. Tanto que por causa dessas inovações, a turnê deu pouco lucro devido aos imensos gastos com a estrutura. Claro que a ZOO TV nunca veio ao Brasil.
Infelizmente, depois desse delírio criativo, o U2 voltou ao normal com o álbum All That You Can't Leave Behind voltaram as pregações de Bono e um som que remete aos desgraçados anos 80. O último trabalho da banda How to Dismantle An Atomic Bomb é de uma mediocridade atroz.
Então as 70 mil pessoas que lotaram o Morumbi pagaram mais de duzentos reais para uma banda que está francamente decadente? Sim, esta é a triste realidade. O U2 foi um grupo que apontou para o futuro no início da década de 90 e retrocedeu no tempo para fazer uma música ultrapassada e sem qualidade.
O show do U2 durou duas horas e quinze minutos. Bono é um sujeito tão chato que fez discurso em português. Tentou dar uma de Madre Teresa de Calcutá e gritou Argentina. Tomou uma vaia histórica. Para livrar a cara emendou pouco depois: "Copa do Mundo, rumo ao hexa. Deus é brasileiro".
O U2 também proporcionou dois momentos altamente constrangedores. O primeiro foi com a apresentação de Miss Sarajevo, canção originalmente gravada em parceria com o tenor Luciano Pavarotti. Bono, acredite se quiser, tentou uma interpretação mais, digamos assim, operística. No final da música, o telão do show exibiu em português os artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Outro momento lamentável foi quando o vocalista chamou uma fã brasileira e ficou com ela no palco enquanto cantava With or Without You. Ele ajoelhou e cantou encostado à barriga dela. Ganhou um longo cafuné da moçoila. Antes de descer do palco, a garota não perdeu a oportunidade e deu um selinho no vocalista. O detalhe interessante é que ela é casada. Reza a lenda que os companheiros do marido traído criaram uma comunidade do Orkut em sua homenagem: "ele é corno, mas é meu amigo".
Não dá para negar que a banda tentou colocar todos os seus maiores sucesso no set list. Músicas como New Year's Day, Sunday Bloody Sunday, Still Haven't Found What I'm Looking For, Where The Streets Have No Name, Pride estiveram presentes. Contudo, a neófita platéia foi se empolgar mesmo foi com os sucessos mais recentes como Beautiful Day, Vertigo e Stuck In A Moment. Canções que estão entre as coisas mais fracas que a banda já produziu.
O melhor momento do show quando a banda tocou Zoo Station, The Fly, Mysterious Ways, With or Without You e 40. A combinação de músicas mostrou que houve uma época em que o U2 ainda tinha alguma coisa a oferecer em termos de rock.
Depois de um segundo bis, a banda se despediu. Musicalmente, Adam Clayton e Larry Mullen são a alma da banda, The Edge só mostrou a que veio nas músicas do Acthung Baby. Bono é aquela coisa. Se você gosta de ver um político cantar então ele é seu ídolo. O fato é que apesar dos 200 reais, o U2 é mais uma dessas bandas que você pode deixar para trás.
P.S. - A abertura do show foi feita pelo grupo Franz Ferdinand. O grupoé mais um desses que deve fazer sucesso por 15 minutos. Ou seja, outra aposta afoita pelos indigentes mentais que vicejam nos cadernos culturais da vida. O público só mostrou alguma reação em Do You Want To e foi só.