U2 - The Best of (1980-1990)
O que foi antevisto com a passagem do U2 pelo Brasil, com a turnê PopMart, é confirmado agora com a coletânea caça níqueis e oportunista The Best of (1980-1990): o U2 chegou realmente ao fim do poço.
Afinal convenhamos uma coletânea de maiores sucessos a essa altura do campeonato, é subterfúgio de um time que está perdendo e não tem mais nada a oferecer. Mais ou menos o que o Zagalo deve ter pensado quando colocou o Edmundo em campo na decisão da copa do mundo...
O U2 está realmente queimando seus últimos cartuchos: depois do relativo fracasso do comercial do último cd da banda Pop de 1997, e de ter alguns shows da turnê Popmart cancelados nos Estados Unidos por falta de público. O que causou o boato de que o U2 só veio pela primeira vez à América latina para pagar as contas dos seus recentes insucessos. O grupo lança agora uma coletânea que resume os dez primeiros anos da banda, quando o U2 ainda tinha alguma credibilidade.
A coletânea é vendida em duas edições: uma normal, só com os maiores sucessos da banda, que cobre rigorosamente do álbum Boy de 1980 até Hattle Hum de 1988, trazendo de novidade apenas a canção "The Sweetest thing " na verdade essa canção foi lado b do compacto de Where the streets have no name. E outra dupla só com lado b de compactos, e todo tipo de raridade que faz a festa do fã mais afoito.
No que diz respeito da escolha do repertório para o cd de maiores sucessos não há do que reclamar, todos os sucesso da banda estão lá, sem exceções ou esquecimentos. Este primeiro CD serve apenas para quem conhece os trabalhos mais recentes da banda, talvez ajudasse um pouco se a disposição das faixas seguissem uma ordem cronológica. Seria mais fácil acompanhar a evolução musical da banda de uma música como "I will follow" do primeiro álbum até "all I want is you" de 1988.
O cd mais interessante para os fãs de carteirinha da banda é com certeza o segundo CD, com faixas obscuras e raridades, pena que este não é vendido separadamente como o primeiro. O que pouparia ao fã ter que comprar o cd de maiores sucessos. Mas sabe como é, parece que o Bono tinha algum dinheiro investido em ações e perdeu tudo na queda da bolsa de Tóquio...
E o pior é que esse tipo de coletânea abre perspectiva de um volume dois do tipo: U2 the best of (1990-2000). O que cá entre nós não é nada animador.
No fim fica a certeza que o U2 já passou daquele ponto em que "daqui para frente é só decida", a banda já chegou ao fim do poço. A decadência da banda é sintomática e aparentemente irreversível, não há como descer mais do que isso. Só falta agora, sei lá, fazer um dueto com o Pavarottti ou algo assim... Mas pára aí eles já fizeram isso. Pois é, então não falta mais nada...
U2 - Best Of U2-1980-90 (Limited Ed.)
CD 1
01. Pride (In The Name Of Love)
02. New Year's Day
03. With Or Without You
04. I Still Haven't Found What I'm Looking Will be
05. Sunday Bloody Sunday
06. Bad
07. Where The Streets Have In The Name
08. I Will Follow
09. Unforgettable Fire, The
10. Sweetest Thing - (The Single mix)
11. Desire
12. When Love Comes You The Town
13. Angel Of Harlem
14. All I Want Is You
CD 2
01. Three Sunrises, The
02. Spanish Eyes
03. Sweetest Thing
04. Love Comes Tumbling
05. Bass Trap
06. Dancing Barefoot
07. Everlasting Love
08. Unchained Melody
09. Walk You The The Water
10. Luminous Times (Hold On You The Love)
11. Hallelujah Here She Comes
12. Silver And Gold
13. Endless Deep
14. Room At The Heartbreak Hotel,
15. Trash, Trampoline And The Party Girl