Os Tribalistas (DVD)
Gravado em janeiro de 2002 o CD/DVD e futuramente álbum de figurinhas dos Tribalistas é sério candidato a campeão de devoluções nas lojas de departamento pelo país. Assim como o álbum Barulinho Bom de Marisa Monte, que a despeito de seu sucesso de vendagem, tornou-se presença garantida em qualquer loja de CDs usados. O CD "Tribalistas" possivelmente terá vida curta nos cd-players pelo país. O hit e isca para otário "Já sei Namorar", de longe a faixa mais acessível do CD, não revela realmente do que se trata o projeto.
Não tenham dúvidas que apesar dos créditos coletivos esse é um álbum de Marisa Monte, ela faz a voz principal em todas as faixas do CD, toca violão(sofrível) e quem viu o DVD pode perceber que era ela quem estava dando as ordens na bagaça. E o pior: este é um álbum de Marisa Monte enquanto compositora. Não há versões ou covers aqui, apenas composições próprias, que Marisa por insegurança ou humildade resolveu dividir o crédito com a dupla de patetas Antunes e Brown. E Marisa "enquanto" compositora é de uma ruindade fora do comum.
Discípula de Nelson Motta, uma das figuras mais nefastas da música popular brasileira contemporânea, Marisa em suas composições quer aparentar uma vivência que não possui, e uma intelectualidade da qual não faz parte. Não é a toa que ela se recusa a assumir totalmente os créditos de suas letras, justificando assim parceiras sem fundamento com figuras como Nando Reis ou o próprio Brown. Afinal ao lado de desqualificados como esses qualquer um pode passar como gênio.
Marisa Monte que recentemente teve um filho "intitulado" Mano Wladimir, pois artista que é artista não dá nome ao filho, intitula. Ainda não estava prenha na época da gravação do CD. Mas pelo visto já devia estar ovulando. Pois o clima do CD é surpreendente romântico, quase brega, e definitivamente hippie. O alvo aqui não é bem emular os Doces Bárbaros, mas sim os Novos Baianos.. As faixas do Cd se arrastam num clima soporífero e baladeiro constrangedor. O Cd traz até uma canção de ninar, "Anjo da Guarda" e outra canção de Natal, Mary Cristo.
Comprar um CD por causa de uma música só é o tipo de furada que não se tolera mais nesses dias de Internet. Você pode até se doutrinar a gostar do resto das faixas como uma espécie de penitência punitiva, mas do que isso vai adiantar? O que diabos você vai ganhar com isso? Nada, pura e simplesmente. Mas enfim se você se acha meio Tribalista enfie um balde na cabeça e saia batucando por aí... se você der sorte vai cair nas graças do Nelson Motta talvez ele o convide para compor uma música para a novela da Globo.
P.S.1: A faixa Já Sei Namorar é a única em que o baixista Dadi Carvalho recebeu permissão para tocar seu instrumento de trabalho, nas outras ele toca violão e guitarra. Curioso notar que quem toca baixo na maioria das faixas é o Bruxo Brown. Não é de se estranhar, então, a completa ausência de ritmo e musicalidade do CD...
P.S.2: A mesma faixa quase ficou de fora do disco. Quem era contra a sua inclusão no disco? Ele mesmo. Mano Brown. De acordo com a revista Isto É, ele acredita que a música era jovem guarda demais...
P.S.3: O DVD Tribalistas é dividido em 50 minutos de música e passagens(sic & sci) e 18 de ensaios. A Globo transmitiu os 50 minutos de músicas mais introduções e devaneios contido no DVD, sendo que para MTV sobraram os 18 minutos de ensaios. A cena mais elucidativa do DVD é quando Brown e Antunes estão dançando no estúdio feito uns abobados da enchente e Marisa, nem bola para os seus parceiros tribalistas comenta: olha lá gente tô me filmando no espelho...