Susan Boyle - I Dreamed a Dream

Susan Boyle

O disco de estreia de Susan Boyle, aquela mesmo que se apresentou no "Britain's Got Talent", tem tudo para ser o disco mais vendido de 2009. Sim, "I dreamed a dream" já vendeu 701 mil nos Estados Unidos e 410 mil cópias no Reino Unido. É... Susan Boyle pode dizer com orgulho: "sou feia, mas tô na moda".

O álbum, como não poderia deixar de ser, é inacreditavelmente ruim. É uma espécie de karaokê de luxo. Brega até a última faixa. Na verdade, Susan Boyle é mesmo afinada. Mas canta um repertório banal e repleto de canções que remetem à superação pessoal.

A artista escocesa, no final das contas, é uma cantora de musical. Ou seja, ela é capaz de interpretar corretamente - sem qualquer vestígio de carisma ou personalidade - canções que só funcionam no palco. No Brasil, o melhor exemplo desse tipo de artista seria a cantora Cláudia. Ela ficou famosa ao fazer o papel de Evita no musical de mesmo nome.

Vale notar que o produtor do disco de Susan Boyle é justamente Simon Cowell, o jurado mais temido do Britain’s Got Talent e de American Idol. Ele segue a mesma linha adotada em ambos os programas. Ou seja, tenta descobrir alguém que cante bem e tenha algum vestígio identidade própria para depois transformá-lo em um produto insípido, inodoro e insosso.

Claro que o destaque fica por conta da faixa-título "I dreamed a dream", do musical "Les Miserables". Mas "Wild Horses", dos Rolling Stones, tem um tratamento burocrático e sonolento. A breguice chega e toma conta do álbum em "How Great Thou Art", "Amazing Grace" e até mesmo uma manjada versão de "Silent Night" (canção natalina que algum gaiato brasileiro traduziu para "Noite Feliz").

Em tempo: Susan Boyle terminar o ano como o disco mais vendido não é surpreendente. O incrível é que ainda existam no mundo mais de um milhão de pessoas que seguem escutando CDs...

Pedro Camacho

Faixas:
1. Wild Horses
2. I Dreamed a Dream
3. Cry Me a River
4. How Great Thou Art
5. You´ll See
6. Daydream Believer
7. Up to the Mountain
8. Amazing Grace
9. Who I Was Born to Be
10. Proud
11. End of the World
12. Silent Night