Rock In Rio Lisboa

A ZeroZen, a única revista que adora chutar cachorro morto, foi conferir a última piada de português: o Rock In Rio Lisboa. Festival que já começou geograficamente errado. Nossos correspondentes internacionais conferiram todos os shows organizados pelo empresário (picareta) brasileiro Roberto Medina.

O festival aconteceu na capital portuguesa nos fins de semana de 28 a 30 de maio e de 4 a 6 de junho. Infelizmente, o nosso pessoal de portugal levou algum tempo até enviar a matéria. Eles disseram tiveram dificuldades para encontrar selos para esse tal de correio eletrônico...

. Sexta (28/05)

Paul McCartney
Paul McCartney com a morte de George Harrison Paul pode finalmente dizer que é o segundo beatles vivo mais talentoso. O show de abertura do Palco Mundo no Rock in Rio Lisboa foi, de certa forma, o único de alguma relevância em todo o festival.

O provecto Paul não é trouxa. Emendou clássicos dos Beatles como Yellow Submarine, Hey Jude e Yesterday e a agradou aos quarentões da platéia. Depois de três horas e 23 músicas, fechou o show e foi aplaudido pelos portugueses.

Paul chegou a dizer que compôs Yesterday na passagem do quarteto de Liverpool por Portugal. Provavelmente, foi a maior mentira do século. Porém, as 46 mil criaturas presentes à Cidade do Rock acreditaram nele. Quem disse que toda unanimidade é burra?

. Sábado (29/05)

Gilberto Gil
O ministro da Cultura, Gilberto Gil participou de todas as edições do Rock In Rio (1985, 1991 e 2001). Ou seja, isso explica muita coisa. Gil usou de sua imunidade parlamentar para contar o hino riponga Imagine. A platéia de 27 mil pessoas perguntava quanto ganha um ministro no Brasil para ser obrigado a fazer shows caça-níqueis para descolar uns trocados.

Gil, na abertura oficial do festival de música Rock in Rio Lisboa, fez três minutos de silêncio pela paz no mundo. O público ganharia muito mais se ele seguisse o exemplo durante o resto do seu show.

Rui Veloso
Alguém até poderia pensar se tratar do filho bastardo de Caetano Veloso, mas não é nada disso. O português Rui Veloso se apresentou acompanhado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa no palco principal do Rock In Rio Lisboa. Serviu apenas para provar que a música portuguesa não tem o menor fundamento.

Jet
A banda da Austrália tem um único sucesso: 'Are You Gonna Be My Girl' que ainda por cima é um plágio descarado de lust for life do Iggy Pop. Conseguiram pelo menos acordar o público, o que depois de uma apresentação de Rui Veloso não é nada difícil.

Ben Harper
Ben Harper é o Lenny Kravitz dos pobres. O cantor fez seu show acompanhado da banda Innocent Criminals. Ben Harper é uma espécie de remédio genérico. Parece igual, mas o original é muito melhor. Curiosamente, o artista pagou um dos maiores micos do festival: ele viu na platéia alguém com um boneco de sua imagem e foi até o público buscar. Ganha o troféu de auto-estima em baixa...

Peter Gabriel
Esse cara é um chato. Aliás, já era um chato com o Genesis, a pior banda de rock progressivo de todos os tempos, e continua sendo um chato em sua carreira solo. Para variar, Peter Gabriel fez um discurso chato contra a intervenção militar no Iraque durante seu show . "Sabemos o que ocorre no Iraque. Não é hora que decidam por nós", disse, diante de 30 mil espectadores.

O cantor depois de um tempo apareceu no palco dentro de uma bola gigante e sai rolando pelo palco. A ZeroZen tentou dar um chute e mandar o Peter Gabriel para fora do estádio, mas os seguranças não deixaram. O show durou duas horas, mas pareceu muito muito mais.

. Domingo (30/05)

Seether
Quem? Como? O quê? Seether é a banda do namorado da mina do Evanescence. E não existe nenhuma outra razão para essa banda medíocre e obscura estar no festival. Aliás, ao escutar Seether se percebe que Amy Lee pode ser carismática, mas tem um péssimo gosto musical. O único sucesso?! do grupo, Broken, deve ter sido composta em homenagem a cara do vocalista...

Xutos e Pontapés
O Xutos e Pontapés é uma banda punk portuguesa. O grupo é formado por Zé Pedro (guitarra), Zé Leonel (vocal), Kalú (bateria) e Tim (baixo). Eles surgiram em 1979 e estavam celebrando 25 anos de carreira. É interessante notar que todos os integrantes estão absolutamente obesos e como tocaram em um festival deve ser considerados como traidores do movimento. Ou seja, em Portugal também existem João(s) Gordo(s). Só falta o Xutos ganhar um programa de tevê na MTV da Europa.

Charlie Brown Jr.
A única utilidade para o show do Charlie Brown Jr. foi identificar brasileiros. Quem estivesse pulando com o canhestro e patético som da banda era brasileiro. Os portugueses aproveitaram para contar piadas. Afinal, não dá para levar a sério um país onde um desqualificado vocalista faz propaganda de refrigerante e ainda quer posar de rebelde. Enquanto isso, Chorão andava de skate no palco e desafinava em todas as músicas. Pelo menos em Portugal ficou evidente que o Charlie Brown Jr. é um fraude.

Kings of Leon
Uma pseudo banda dos anos 70 mais falsa que uma nota de 13 dólares. Os rapazes do grupo são do Tenesse. Todos integrantes são da mesma família. Ao todo, são três irmãos e um primo. E eles são filhos de um pastor da Igreja de Pentecostes. Ou pelo menos é isso que todo mundo diz sobre eles, pois todos jornalistas leram o mesmo press release, mas ninguém perdeu o tempo ouvindo o disco. Obviamente ninguém prestou muita atenção no show pífio e caduco da banda. O público nitidamente contava os minutos para a apresentação do Evanescence.

Evanescence
Então o Evanescence entrou no palco. Na verdade, Amy Lee, a fagocitável vocalista foi quem apareceu. Ninguém dá mínima para o resto da banda e sinceramente a julgar pelo som da banda é como se não existisse ninguém mais lá mesmo. A multidão começou a surtar. Histeria pura. Vocês já viram um gótico surtar? Não é uma coisa divertida de se ver.

Na verdade não há como explicar o sucesso do Evanescence. Até sabe Bart Simpsons que não existe nada mais fácil do que vender depressão para adolescentes. Mas o gótico de botique misturado com o mais gênerico nu-metal que já existiu, o que é em si um pleonasmo, da banda realmente não vale um sabugo. Na verdade esses caras cairam na graça dos góticos, aAquele pessoal que cultua o tédio e a depressão, pois nada leva mais ao tédio e a depressão que a música do Evanescence.

Foo Fighters
A cada dia que passa o Foo Figthers se parece mais com o Queens of The Stone Age. Isto só pode significar que Dave Grohl se cansou de ganhar dinheiro. O momento engraçadinho do show foi quando o vocalista aproveitou para dedicar a canção Stacked Actors aos Guns n' Roses. O grupo de Axel Rose havia desistido de participar do Festival depois que o inacreditável guitarrista Buckethead decidiu sair do grupo no final de março, mesmo que a formação atual tenha uns quatro outros guitarristas.

. Sexta (04/06)

Moonspell
É uma banda de metal gótico de portugal. Foi a hora dos brasileiros darem o troco e começarem a contar piadas de português. O Moonspell é quase tão ruim quanto o Charlie Brown Jr.

Sepultura
Bem, não há dúvida de que o Sepultura é a única banda brasileira com algum reconhecimento no exterior. A banda que anda passando tempo de mais no Brasil fez um showzinho morno sem emplogar a platéia de neófitos. A curiosidade maior é que o Sepultura abriu o show do Slipknot banda que causou a saída deles da gravadora Roadrunner.

Slipknot
Momento bizarro. O grupo norte-americano Slipknot só não é a perfeita representação da estupidez humana, por que perfeição não existe. São nove mascarados que dão um novo conceito a palavra retardado.

Incubus
Incubus é uma banda que sites cristãos americanos consideram inofensiva e que não possui "objectionable content" nas letras. A banda segue uma linha hippie de shopping center com mensagens pacifistas e outras bobagens do tipo. Em um momento perdidos no espaço fizeram uma versão de Wish You Were Here do Pink Floyd.

Metallica
Depois de cancelar sua turnê no Brasil ano passado o Metallica resolveu compensar o público português( é tudo a mesma coisa para eles) limando do repertório do show praticamente todas as faixas do insuportável St. Anger. Talvez o mais equivocado álbum de heavy metal de todos os tempos, pensando bem isso outro pleonasmo.

. Sábado (05/06)

Nuno Norte
Nuno Norte acredite quem quiser foi o vencedor de um reality show nos moldes do programa Fama. Como prêmio ganhou o direito de participar do Rock In Rio Lisboa. Quer dizer... nitidamente o festival estava aceitando qualquer um. A apresentação foi um fiasco e nem poderia ser diferente. Nuno fechou o show com uma canhestra versão de Purple Rain, do Prince.

João Pedro Pais
João Pedro Pais nasceu em Lisboa. Como devia ser o único cantor da cidade foi convidado a tocar no Rock In Rio Lisboa. Um show que ninguém deu a mínima. Ele despachou algumas baladas em cima do palco enquanto o público disfarçava e olhava para o relógio.

Sugababes
Em tese, as Sugababes seriam as sucessoras das Spice Girls. Porém, sem uma Geri Halliwell isso é impossível. Keisha, Mutya e Heidi fizeram o possível, mas o público queria mesmo era ver a Britney Spears.

Britney Spears
A platéia portuguesa ficou decepcionada por que Britney Spears não cantou a maioria das músicas de seu show. Ora, por favor... Quem em sã consciência quer ouvir a voz de Britney Spears?

Black Eyed Peas
O Black Eyed Peas é o Fugges do novo milênio. Para mostrar que é moderna, a banda criticou George W. Bush. " Não julguem todos os americanos pelo presidente que temos", disseram. Bem, também não dá para julgar toda a música americana pela incompetência musical Black Eyed Peas. O show inócuo, insípido e inodoro. No final o grupo ainda fez uma bizarra versão de Seven Nation Army do White Stripes. Ganhou o troféu perdidos no tempo e no espaço.

Daniela Mercury
É fácil explicar o sucesso que Daniela Mercury faz em terras portuguesas. Finalmente, os conterrâneos de Pedro Álvares Cabral descobriram que existem mulheres sem bigode...

. Domingo (06/06)

Luís Represas
O português Luis Represas tinha prometido a si mesmo nunca mais tocar a música Ai Timor. E tocou. Esse tipo de gente que não sabe cumprir promessas é dose. De qualquer maneira, esse Represas afundou rapidamente. Um dos shows mais chatos de todo o festival.

Ivete Sangalo
Ivete Sangalo fez o melhor show brasileiro em Liboa. Sério. A musa baiana conquistou a platéia. Os portugas babavam ao ver que existem mulheres cantoras sem bigode. Ivete empilhou sucessos e fez todo mundo cantar Vem Meu Amor, Carro Velho e Arerê. Porém, o melhor ainda estava por vir. Com A Festa, tema da seleção brasileira pentacamepã em 2002, a Cidade do Rock veio abaixo. Depois ainda teve espaço para Sorte Grande (poeira/levantou poeira). Ivete Sangalo se despediu chorando. Se continuar assim, portugal vai desistir do fado e adotar o Axé Music.

Alejandro Sanz
Se você tem algum CD de Alejandro Sanz uma coisa precisa ficar clara. Você não entende nada de música. Nem adianta perder tempo. O mais fácil é nascer de novo. Depois de Ivete Sangalo, o cantor foi uma ducha de água fria. O show foi tão chato e irritante que apenas 60 minutos. O cantor emendou seu sucessos Se Fuera Ela, Corazón Partido, He Sido Tan Feliz Contigo e Quisiera Ser enquanto o público corria para o bar.

Alicia Keys
O show de Alicia Keys era para ser uma espécie de momento Soul Music do Rock In Rio Lisboa. Isso se Alicia Keys fosse mesmo uma cantora de soul. O show foi morno e apático. No repertório entraram os sucessos (sic) Ain't Got You e Fallin' . O detalhe curioso é que Alicia e seu sutiã chamaram mais atenção do que a música propriamente dita.

Sting
Há muito tempo Sting é o mais eficiente remédio contra a insônia de que se tem notícia. Ele apresentou o show Sacred Love para mais de 100 mil pessoas na Cidade do Rock. O público rapidamente ficou sonolento. Simplesmente é impossível ficar acordado com o som do Sting. Para que evitar que Portugal inteiro começasse a roncar o cantor recorreu a sucessos do The Police como Roxanne e Every Breathe You Take.

Pedro Abrunhosa
Acredite quem quiser. O inexpressivo Pedro Abrunhosa (quem? como? o quê?) colocou um ponto final na primeira edição do Rock In Rio em Lisboa. Não há a menor explicação para isso. A não ser que o pessoal do Rock In Rio tenha tido a idéia de mandar todo mundo mais cedo para casa.

Da Reportagem Local