Radiohead - In Rainbows
Para o lançamento de In Rainbows o Radiohead teve uma daquelas idéias geniais, que será completamente ridicularizada ou vista como pioneira no futuro. A banda permitiu que seus fãs decidissem o quanto queriam pagar por cada faixa do álbum. Nada de pagar o mesmo preço por uma suíte de 19 minutos e uma vinheta de 30 segundos, como no iTunes. O álbum foi posto à venda no site da banda no dia 10 de outubro. E não demorou muito para que este saísse fora do ar, pois não suportou o fluxo de downloads.
Depois do estouro da boiada a ZeroZen ofereceu pelo álbum o que ele vale: menos que um sabugo. Como não houve entendimento de ambas partes nós simplesmente acabamos baixando de graça de um site qualquer de bittorrent como o resto da humanidade. Detalhe o álbum foi oferecido pela banda num bitrate único de 160kbit, Ninguém sequer cogitou a possibilidade de alguém querer comprar uma cópia lossless, ou pelo menos num bitrate decente. O que revoltou alguns fãs mais antenados.
Jogadas de marketing ou visionismos à parte, In Rainbows é curiosamente o álbum mais acessível do Radiohead em quase dez anos. No geral é meio eletrônico, meio acústico e definitivamente nada rock
A produção da própria banda é bastante simples e nem de longe lembra o experimentalismo dos álbuns anteriores. Seria contenção de gastos? Afinal essa história de pechincha pela internet não tem muito futuro mesmo. A banda parece ter adotado o lema de todos os preguiçosos e desleixados, o básico: menos é mais. É quase uma volta aos tempos de Amnesiac, só mais focado em, pasmem, canções e com alguns quilos de chatice a menos. Mas não se assanhe ainda, há chatice de sobra para os não-iniciados ou já convertidos.
Não há realmente uma faixa que se destaque, uma aura letárgica parece impregnar o álbum como um todo. Talvez seja essa mesmo a intenção, quem vai saber. As letras certamente indicam que o vocalista Thom Yorke continua na mesma paranóia de sempre, talvez agora um pouco mais resignado ou fatalista. "Do the lights go out for you? Because the lights go out for me. It is the 21st century," Yorke choraminga em Bodysnatchers. E essa parece ser a tônica do álbum: inadequação aos novos tempos. O que vindo de Yorke não é exatamente surpresa.
Detalhe: In Rainbows será lançado propriamente dito num boxset especial por exorbitantes 40 euros no próximo mês, e trará um indefectível disco bônus. Jogada de marketing 2 distribuição pela internet 0.
P.S.: Essa vai para os leitores da outra Zero: alguém mais na sua completa falta de noção achou a faixa Reckoner "parecida demais" com U2 e Queens of The Stone Age?
Faixas:
1. 15 Step
2. Bodysnatchers
3. Nude
4. Weird Fishes/Arpeggi
5. All I Need
6. Faust Arp
7. Reckoner
8. House Of Cards
9. Jigsaw Falling Into Place
10. Videotape