M.I.A. - Kala

Alguém pode se perguntar por que dar uma segunda chance para rapper cingalesa M.I.A. Realmente não sabemos. Talvez por haver críticos musicais, digo seres amorfos que ainda incensam a cantora. O que nos deixa na obrigação de botar algum juízo na cabeça dessas criaturas. Pois de MIA pode se dizer o mesmo que foi dito sobre Ornette Coleman por Miles Davis: Tudo errado do princípio até o avesso.

M.I.A. pode até ser inteligente e articulada em suas entrevistas, mas escolheu a música errada para fazer panfletagem. A mensagem de MIA é até valida, mas o meio escolhido para divulga-la é totalmente errado. <ironia>A não ser que de uma hora para outra as criaturas que ouvem funk pandadão desenvolveram uma consciência política.</ironia> Vai ver é a tal evolução das espécies.

Em seu segundo álbum, Kala, M.I.A. parece realmente apaixonada pelo som da própria voz. A produção é tão esparsa que a maioria das faixas se constitui de uma batida eletrônica e a voz de M.I.A em cima. A bateria pára de vez em quando, mas M.I.A. não. Sem falar que as cornetinhas chatas do álbum anterior, inclusive deve ser o mesmo sample usado antes, também marcam presença de vez em quando.

Quando não está falando, digo rapeando pelos cotovelos, M.I.A. as vezes se lembra de colocar algum resquício musical no 'mix' para acompanhar sua voz. Na primeira faixa "Bamboo Banger" M.I.A rouba a melodia de "Roadrunner" dos Moderns Lovers de Jonathan Richman. Já "20 Dollar", supostamente o preço de uma AK 47 na África, cita "Where is my mind" dos Pixies e usa um sample de "Blue Monday" do New Order. Três referências curiosas que se destacam na total ausência de "fatos musicais relevantes" no resto do álbum.

Mas é muito pouco para justificar o alto coeficiente de bajulação sem fundamento, que permeia até agora toda a discografia da cingalesa. Enfim, até o Bonde do Rolê é mais divertido que M.I.A... "OPA!"

Pedro Camacho

P.S.: Ok, você estava esperando por isso, então deixamos para o final. A piada gratuita com o nome do álbum: M.I.A., Kala essa boca e desapareça em ação.