Maria Rita - Segundo

O lançamento do segundo CD da cantora Maria Rita acabou cercado de polêmica. Nada a ver com o talento (ou a falta de) da filha de Elis Regina. Tudo começou com uma matéria publicada na revista Veja. A gravadora de Maria Rita investiu pesado no tradicional jabá.

Com o objetivo de facilitar a vida de 30 dos melhores críticos de música (hahaha) do Brasil e oferecer as melhores condições possíveis de audição do novo trabalho de Maria Rita montou um kit de imprensa em que constavam, além do CD e do DVD com o making of da gravação, um aparelho iPod Shuffle, com as músicas do disco.

Vale notar que com o CD e o DVD, o iPod é totalmente desnecessário para qualquer análise crítica sobre o material do segundo disco da filha de Elis Regina. A Veja classificou o fato de o "mensalinho" de Maria Rita. O iPod, que é o sonho de consumo de muito nerd, armazena grande quantidade de música e custa US$ 130 na loja oficial da Apple. No Brasil custa R$ 1.190 no site Submarino.

Claro que com o escândalo a Warner resolveu se manifestar sobre o incidente. O diretor de marketing da gravadora, Marcelo Maia, explicou qual foi o objetivo da promoção. “A Warner entrou em contato com a Apple para propor uma parceria num iPod customizado de Maria Rita. Não houve tempo operacional hábil para essa proposta se realizar. Cada uma foi então para o seu lado e a Warner optou por preparar um kit com a forma mais profissional para se escutar um disco com tão pouco tempo disponível antes das entrevistas”, salientou. Maia declarou que a gravadora optou por comprar os iPods no Brasil. O gerente, contudo, não soube precisar quanto a Warner pagou por cada aparelho.

Logicamente, depois da matéria da Veja surgiram inúmeros críticos negando ter ficado com o iPod. Porém, não é por que a gente trabalha com o Windows que precisa acreditar no sistema. A ZeroZen suspeita que todas as resenhas sobre o CD de Maria Rita estão contaminadas.

Como não chegou nenhum tocador de MP3 da Apple na nossa caixa postal e como a ZeroZen é a única revista que não se vendeu (até por que ninguém quis comprar) o leitor tem a garantia de uma crítica 100% isenta. Para começo de conversa, quem elogiou o disco de Maria Rita ou recebeu um iPod ou não entende nada de música.

Por incrível que pareça, Maria Rita (que não está cantando cada vez melhor como escreveram alguns felizes proprietários de iPods) fez um disco tímido e sem graça. A falta de um produtor mais tarimbado é visível. O álbum Segundo mostra que boa parte dos bons momentos do primeiro disco eram obra de Tom Capone, que morreu em um acidente de trânsito nos Estados Unidos.

Em Segundo, a tarefa coube a Lenine (o Ivan Lins da nova MPB) e Maria Rita. Eles bem que tentaram criar um clima meio intimista e/ou minimalista. O resultado é definitivamente sonolento. Músicas como Sobre Todas as Coisas são mais efetivas que o mais poderoso dos soníferos.

Outro desastre é Minha Alma (a paz que eu não tenho) uma regravação do sucesso do grupo O Rappa. A interpretação de Maria Rita é pífia. O melhor que ela tem a fazer é ouvir Como Nossos Pais ou Velha Roupa Colorida na voz de Elis Regina para ver como é que se canta rock.

Outro momento bizarro é a música Despedida de Marcelo Camelo do Los Hermanos. Para dar um som diferente, Maria Rita e Lenine resolveram usar o chão do estúdio como instrumento. O resultado é tão dispensável quanto a canção. Faltou alguém para dizer: "pode parar com essa besteira e vamos trabalhar sério".

Curiosamente, a melhor música do disco sequer é creditada. Ela vem logo depois de Conta Outra (ao vivo). É de longe a melhor letra de Segundo (a paixão é como um Deus/que quando quer me toma/todo o pensamento/dirige os meus movimentos/meu passo é desse/meu pulso é desse/todo poderoso sentimento). O fato de ela estar escondida mostra que Maria Rita é uma espécie de deficiente musical que precisa urgentemente de um cão-guia, pois é incapaz de andar sozinha.

Jota Tavares

Músicas:
1 - Caminho das águas
2 - Recado
3 - Casa pré-fabricada
4 - Mal intento
5 - Ciranda do Mundo
6 - Minha alma (a paz que eu não tenho)
7 - Sobre todas as coisas
8 - Sem aviso
9 - Muito pouco
10 - Feliz
11 - Despedida
12 - Conta outra (ao vivo)