Kanye West - 808s And Heartbreaks

808s And Heartbreaks "I realize that my place and position in history is that I will go down as the voice of this generation, of this decade, I will be the loudest voice." Kanye West

O produtor, cantor e aparecido Kanye West é certamente uma das figuras mais pretensiosas da cena musical americana contemporânea. Ao ponto de se auto-proclamar, recentemente, numa entrevista, como a voz dessa geração. E o quê a suposta voz dessa geração tem a dizer em seu quarto álbum solo? Bem, que Kanye não gostou nem um pouco do fim do seu noivado de 18 meses com a designer Alexis Phifer. Mas convenhamos ela até que agüentou bastante.

808s And Heartbreaks é um álbum pop confessional e, digamos, emotivo. Sim, incauto leitor Kanye West inventou o Hip-hop emo. Tipo, era o que faltava. Na maioria das faixas Kanye tenta cantar, isso mesmo cantar, ajudado por um 'auto-tune', afinador automático. O que dá a voz de Kanye um tom digitalizado e monótono.

O tema principal do álbum é o fim do seu noivado. A maioria das faixas parecem destinadas a sua ex-noiva. Kanye chora as suas mágoas e destila toda a sua dor-de-cotovelo, de maneira tão exagerada, que constrangeria o 'emo' mais ferrenho.

Esse álbum definitivamente não é direcionado para o público de baladas ou clubes, ou quem quer que normalmente costuma ouvir Kanye West. Quase não há batidas dançantes. É em grande parte minimalista e eletrônico. Para terem uma idéia a faixa "Say You Will" usa o áudio do jogo 'pong' para marcar o tempo da música. Sério. Já o single "Love Lockdown" lembra Cold Play. O que não chega a ser uma surpresa, já que o vocalista Chris Martin participou da faixa 'Homecoming' do álbum Graduation (2007) de Kanye.

Uma das poucas faixas que possui uma batida mais animada é Heartless. E como o título original já deixa transparecer, sem coração, é outra faixa em que Kanye passa o tempo todo reclamando, 'bitching', sua ex-noiva.

Enfim em "808s And Heartbreaks" Kanye tentou fazer uma espécie de álbum conceitual, nada mais pretensioso que um álbum conceitual. Mas acabou dando um tiro no próprio pé. Uma vez que o resultado final deve decepcionar seus fãs e dificilmente vai convencer o resto da humanidade de sua apregoada relevância.

Pedro Camacho

Faixas:
1. Say You Will
2. See You in My Nightmares
3. Coldest Winter
4. Welcome to the Heartbreak
5. Heartless
6. Amazing
7. Love Lockdown
8. Paranoid
9. Robocop
10. Street Lights
11. Bad News