Duffy - Rockferry

Com o sucesso de Amy Winehouse, a indústria da música passou a buscar desesperadamente uma nova cantora inglesa com algum PMS (potencial mínimo de sucesso). Até por que a musa tarja-preta já entrou em rota de auto-destruição e não deve durar muito mais tempo.

De qualquer maneira, como estava difícil de conseguir alguém que soubesse cantar na terra da Rainha, surgiu uma galesa(?!) chamada Duffy. Como se sabe, Duffy não é nome de cantora é nome de cerveja (vide Os Simpsons).

Aimee Duffy,(Aimee é a nova Amy... perceberam a sutileza?) tem apenas 23 anos, mas conseguiu colocar o álbum Rockferry no topo das paradas inglesas. Por incrível que pareça o single "Mercy" ficou entre os mais vendidos no Reino Unido.

Aliás, diga-se de passagem, se "Rockferry" era a esperança das gravadoras de repetir o sucesso de Back to Black sem precisar controlar uma cantora encrenqueira, bem... Então é melhor tentar de novo. E melhor sorte na próxima.

Aliás, o som de Duffy não tem nada a ver com o de Amy. Rockferry não pode ser classificado como Soul Music está mais para "Sono" Music. Agora, não se pode negar que Rockberry é um disco coeso. Todas as músicas são chatas, tediosas e soporíferas. A ZeroZen tentou fazer a resenha três vezes, mas dormiu em todas. Somente munido de muito café e de muita boa vontade para não dormir em Rockferry.

Duffy já foi comparada a Dusty Springfield em um desses arroubos de críticos que não conhecem absolutamente nada de música. Na verdade, a galesa faz R&B bem artificial. Ou se preferir um pop insosso e plastificado. Tudo é previsível demais, tudo soa entendiante e sem graça. Aliás, ela parece a típica mulher inglesa deprimida e deprimente...

O fato é que até o momento a cantora mais drogada, prostituída e sem noção da atualidade segue sem muitos concorrentes à altura. Por isso, Amy Winehouse vai seguir garantindo uns trocados para consumir o maior número possível de substâncias ilícitas.

P.S. - Rockferry tem participação de Bernard Butler, fundador e ex-membro original do Suede. E isso explica muita coisa...

Pedro Camacho

Rockferry (2008)
01. Rockferry
02. Warwick Avenue
03. Serious
04. Stepping Stone
05. Syrup & Honey
06. Hanging On Too Long
07. Mercy
08. Delayed Devotion
09. I’m Scared
10. Distant Dreamer