Metallica - Death Magnetic
Na música você percebe que chegou no fim da sua carreira quando chama Rick Rubin para produzir um disco seu, Johnny Cash que o diga. O cara virou a UTI( última tentativa do individuo), de vários artistas na busca daquela velha chama criativa do passado.
Depois de cometer uma série de tropeços nos últimos anos, não apenas musicais, diga-se de passagem, o pessoal do Metallica resolveu recorrer a Rubin para tentar convencer o seu público, cada vez menos fiel, que ainda poderiam dar conta do recado. Mas em Death Magnetic acabam soando como um caricatura de si mesmos. Ao ponto que James Hetfield parece estar imitando o vocalista daquela bandinha cover Beatallica e não o contrário.
Verdade seja dita, Death Magnetic soa, na maior parte do tempo, como o Metallica dos anos 80. Ou seja, incrivelmente datado. Está tudo aqui, os solos, os riffs, as mudanças de tempo. Mas nada parece muito inspirado ou necessário. E esse é o grande problema do álbum: sua irrelevância. Você já ouviu isso antes e melhor, e não há nada aqui que justifique uma nova audição.
O problema com o heavy metal é que, em geral, não é o tipo de música com a qual se possa envelhecer sossegadamente. E vamos ser sinceros, quando você fica mais interessado com a queda da bolsa de Nova Iorque e a crise financeira mundial do que com a última banda de thrash metal sueca, é que na hora de aposentar a 'air guitar'. Pois você ficando está velho demais para esse tipo de música.
Talvez o Metallica já tenha conseguido superar essa fase e esteja agora tentando fazer as pazes com seu passado. Sem falar, que nem toda vodka do mundo justificariam um novo St. Anger. Pena que só visto desta forma, Death Magnetic talvez possa ser interpretado como uma evolução. Pois o resultado final está mais para um uniforme velho para o mesmo prisioneiro...
Faixas:
1. That Was Just Your Life
2. My Apocalypse
3. The End of the Line
4. Broken, Beat & Scarred
5. The Day That Never Comes
6. All Nightmare Long
7. Cyanide
8. The Unforgiven III
9. The Judas Kiss
10. Suicide & Redemption