CSS - Donkey

Em seu segundo álbum, primeiro pelo selo americano Sub-Pop, o pessoal do Cansei de Ser Sexy parece ser vítima da maldição do segundo disco, tão conhecida pelo nosso pop rock nacional. Isso mesmo nacional, pois não importa onde você faça sucesso. No fundo, o CSS é ainda uma banda brasileira no coração. E Donkey é aquela velha história de segundo álbum totalmente diferente do primeiro, para mostrar ao público que eles não são uma moda passageira. Depois passam o resto da vida tocando o repertório do primeiro álbum e não sabem o porquê.

Donkey foi escrito e produzido pelo multi-instrumentista Adriano Cintra e é um desses equívocos musicais para os quais não existe argumentos de defesa. Mesmo levando em conta que esse álbum marca uma evolução musical e que agora o CSS parece quer ser visto como uma 'banda de verdade'. Não parece ser uma boa idéia, que para se sobressair num mercado competitivo como o musical estrangeiro, a banda resolva omitir tudo aquilo que os diferenciava da concorrência.

Mas vamos ser sinceros: era a inaptidão musical que diferenciava o pessoal do Cansei de Ser Sexy. Lá fora, nas terras civilizadas, o pessoal do CSS era uma curiosidade, uma 'novelty' para usar o jargão da crítica estrangeira. Era algo exótico para turista ver: indiozinhos tocando música de homem branco. Mas, agora, a banda é só mais uma na multidão. E daqui para frente é só descida.

Verdade seja dita, esse álbum é mais coeso que o primeiro: insosso do início ao fim. Não há nada que se destaque ou se diferencie de uma centena de outras bandas que já fizeram isso antes e melhor.

Mas é mau sinal quando um álbum traz um remix da única faixa passável, Left Behind, apenas para preencher espaço vazio no CD. No caso no playlist, uma vez que Donkey não será lançado em CD no Brasil e só está 'oficialmente' disponível para download no site da Trama Virtual ou via importação. Tipo fala sério.

Moral da história: você pode, hoje em dia, montar uma banda sem saber tocar um instrumento, mas se aprender um pouco, digamos o mínimo necessário, vai virar uma banda dos anos 80. Tipo não se pode dizer que houve realmente uma evolução...

Pedro Camacho

P.S.: Agora vamos ao que realmente interessa: o pessoal do Cansei de ser Sexy pode deter o surgimento da nova CPMF, agora intitulada de Contribuição Social para Saúde, ou seja CSS. O mínimo que se espera é que o pessoal da banda ou o selo americano Sub Pop tenha garantido os direitos do uso da marca CSS. Pelo menos o uso da sigla. Se for o caso isso poderia impedir o novo imposto do governo.

Faixas:
1. Jager Yoga
2. Rat Is Dead [Rage]
3. Let´s Reggae All Night
4. Give Up
5. Left Behind
6. Beautiful Song
7. How I Became Paranoid
8. Move
9. I Fly
10. Believe Achieve
11. Air Painter
12. Left Behind (Midnight Juggernauts Remix)