Acústico Capital Inicial O Banquete dos Mendigos
No VMB de 99 a MTV anunciou, com toda pompa e circunstância, que o próximo projeto acústico da emissora seria com a diva maior Lulu Santos. O quê, cá entre nós, já não era muito animador. Mas, por alguma razão qualquer, Lulu resolveu adiar esse projeto para o segundo semestre de 2000. O incauto internauta deve estar se perguntando: o quê fez a MTV para cobrir essa lacuna em sua programação? Resolveu, simplesmente, chamar o Capital Inicial para fazer um acústico.
Nada poderia caracterizar melhor a errática carreira dessa banda de Brasília, do que servir de substituta para um acústico, do qual, nem de longe, era a primeira opção. O Capital sempre foi uma banda que jogou no segundo time do rock nacional e, por mais que se esforçasse, nunca chegou a divisão principal. Tanto que tudo nesse acústico parece de segunda: nada de cordas, sopros, ou convidados especiais relevantes. É tudo muito simples, para não dizer pobre. Não que a MTV tenha modificado alguma coisa na fórmula consagrada dos seus acústicos. Na verdade parece ter preferido não gastá-la, mais ainda, com uma banda tão anódina como o Capital Inicial.
O repertório não tem surpresas, nem poderia ter. Afinal seria um verdadeiro suicídio comercial deixar os poucos sucessos da banda de fora deste acústico. Pensando bem, já não é garantia que o CD venda alguma coisa mesmo com todos os sucessos... Então por via das dúvidas é melhor não arriscar. E ninguém pode dizer que ficou faltando algum, pois estão todos aqui: Fátima, Independência, O Passageiro(versão canhestra para uma música de Iggy Pop do álbum Lust For Life,76), Música Urbana entre outros. Completam o repertório duas composições novas: Tudo Vai(Alvin L e Dado Villalobos) e Natasha(Alvin L e Dinho). Aparentemente o pessoal do Capital ainda não aprendeu que as composições do Alvin L não garante o aluguel de ninguém.
O acústico conta, ainda, com as participações especiais discretas de Kiko Zambianchi, tocando violão em algumas faixas e dividindo os vocais com Dinho no sucesso "Primeiros Erros". E da eterna incógnita pois até hoje não disse para que veio Zélia Duncan ( colega de escola de Dinho, o quê explica muita coisa...) em Eu vou Estar.
No fim das contas o Acústico do Capital Inicial é como um jogo da segunda divisão. Onde os jogadores estão mais empolgados que a torcida, que espera, pacientemente, pela atração principal. Mas, no caso dos acústicos da MTV, melhor é enrolar a bandeira e pedir o ingresso de volta...
Last But Not Least. Muitos artistas costumam dar declarações dizendo que não gostam de ouvir o que gravam. Nunca entendi direito esse tipo de atitude, mas ouvindo o acústico do Capital Inicial começo a entender. Afinal se fosse o Dinho Ouro Preto também não suportaria ouvir o som da própria voz....