Ana & Jorge
Dificilmente alguém será capaz de bater em matéria de equívoco musical a idéia de unir em um único disco Ana Carolina e Seu Jorge. O resultado dessa idéia de jerico é uma bobagem musical. Não chega a ser uma tragédia, pois ambos artistas não têm talento para tanto.
Claro que algum gaiato há de argumentar que a ZeroZen está debochando de um ícone uma geração. Sim, como se sabe, a cantora Ana Carolina foi alçada ao posto de ídolo das multidões pela Revista Veja. Com certeza, as lojas estão atrolhadas de ávidos fãs em busca do novo CD da cantora. Até o final do ano ela já deve ter ganho o Grammy latino...
De qualquer maneira, por uma obrigação profissional, é preciso falar sobre a qualidade musical de Ana & Jorge. Pena que isso não exista. O cd é tão chato quanto extrair um dente siso. A música de trabalho É Isso Aí (The Blower´s Daughter) é uma versão para uma canção escrita por Damien Rice para a trilha sonora do filme Closer - Perto Demais.
O resultado é absurdamente constrangedor. Parece com as letras traduzidas do antigo programa Os Piores Clipes do Mundo apresentado pelo Marcos Mion na MTV. O resto do CD tenta buscar uma linha mais crítica e contestadora como Brasil Corrupção escrita pelo Tom Zé. Porém, música de protesto não é o forte de ambos os artistas.
Ana & Jorge é a prova decisiva de que a MPB está morta e enterrada. Não há um vestígio de criatividade no álbum. Ao contrário, existe uma tentativa irritante de repetir os passos de medalhões como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil. A impressão que se tem é que Ana Carolina acabou por acreditar na revista Veja. Só podia dar no que deu...
Faixas
1. São Gonça
2. Problema Social
3. Zé do Caroço
4. Carolina
5. Comparsas/ O Pequenez e o Pit Bull
6. Tanta Saudade
7. É Isso Aí (The Blower´s Daughter)
8. Prá Rua Me Levar
9. Chatterton
10. Beatriz
11. Brasil Corrupção
12. Mais que Isso
13. Garganta
14. Vestido Estampado
15. O Beat da Beata