O surgimento da ZeroCoin

A ZeroZen criou a zerocoin, que vale zero. Nada. Você nos dá dinheiro e nós lhe daremos crédito, como um banco, numa moeda que não existe. É um excelente negócio, pelo menos para nós.

Sim, é um plágio do bitcoin. Só que muito mais elaborado. Em essência minerar um bitcoin envolve usar um computador para resolver problemas matemáticos complexos. Ou seja, horas de código para achar uma moeda falsa que não se pode gastar em lugar algum. Como algo assim poderia dar errado?

Para quem tem preguiça de pesquisar no Google. Em 2008, a moeda foi criada por um sujeito que pode - ou não - se chamar Satoshi Nakamoto. Ele apresentou o conceito bitcoin no grupo de discussões chamado The Cryptography Mailing. Em 2009, lançou a rede bitcoin que começa a funcionar com o lançamento do primeiro cliente bitcoin open source e a emissão das primeiras bitcoins

Pronto. A partir daí, surgiu a febre das criptomoedas. Uma criptomoeda (ou moeda virtual) é um meio de troca que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda. Desde então, inúmeras criptomoedas têm sido criadas com base no protocolo do Ethereum, principalmente após a onda massiva de Ofertas Iniciais de Moedas (usualmente referida como ICO, do inglês Initial Coin Offering) que ocorreu em 2017.

Ah, a tecnologia de blockchain é uma espécie de livro-registro distribuído operado em uma rede ponto-a-ponto (peer-to-peer) de milhares computadores, onde todos possuem uma cópia igual de todo o histórico de transações, impedindo que uma entidade central promova alterações no registro ou no software unilateralmente sem ser excluída da rede. Não fez sentido? Não tem problema. Se a humanidade usasse um pouco de lógica, ninguém iria investir no mercado de ações.

Atenção! Um Bitcoin chegou a valer 20 mil dólares. Ora, é claro que se trata de um mercado inflacionado e repleto de especulação. Isso não acontece com a ZeroCoin. Desde o seu lançamento o valor segue sendo nada, zero, coisa alguma. Se você procura estabilidade, a ZeroCoin é um ótimo negócio.

Claro que o investidor de criptomoedas pode alegar: mas o que eu vou fazer com uma moeda que não vale nada. Fácil, a mesma coisa que faz com o Bitcoin. Ou seja, perder dinheiro de forma vergonhosa. Mas a vantagem é que você sabe que o seu dinheiro aumentará - e muito o salário líquido (que é composto basicamente de cerveja) dos componentes da ZeroZen.

Da Reportagem Local, ou não