Os atentados de 11/9


Como você viu na TV...
AWESOME! FUCKING UNBELIEVABLE! Manchete de um jornal local: "Inferno nas Torres". Hollywood criou um monstro e ele se espatifou contra o World Center Tower em Nova York. Duas vezes!!!

É difícil saber por onde começar. Talvez pelo inusitado da coisa. Quer dizer alguns roteiristas de cinema já tinham escrito cenas parecidas, mas não com tantos detalhes e desdobramentos.

Seqüestro de avião é tão "Old school", coisa de terrorista dos anos 70. Algo que se pensava definitivamente superado. E o mais incrível: seqüestrar avião de canivete! Centenas de passageiros e ninguém para subjulgar três ou quatro sequestradores? Onde estavam os Rambos e Schwarzeneggers da vida quando se precisa deles? Mas, enfim, se o Marcos Mion tá namorando a Babi tudo é possível.

Pelo menos agora se sabe que o quarto avião talvez tenha caído como resultado de uma briga entre os passageiros e os sequestradores. Mas de um jeito ou de outro essa é a operação terrorista mais bem sucedida da história. They really didn't see that coming. Até agora quatro prédios derrubados em consequência do ataque em Nova York. Possivelmente um número de cinco dígitos de mortos e feridos. Numa operação aparentemente barata, que deve ter custado bem menos do que a primeira tentativa em 93, quando alguns radicais muçulmanos explodiram um carro-bomba no mesmo World Trade Center, causando a morte de seis pessoas. A intenção já nessa primeira vez era derrubar as duas torres. Quem disse que eles, ou alguém, não ia tentar de novo?

This Means War
É claro que haverá retaliações, algo assim não fica sem troco. E isso significa guerra. Os EUA ganharam duas guerras mundiais sem ter seu espaço geográfico invadido. Pearl Harbor não conta, a maioria dos americanos nem sabe onde fica. Se houver mesmo uma guerra não será muito diferente. Quer dizer, não existe um inimigo real. O principal suspeito do atentado, o milionário Saudita Osama Bin Laden é um expatriado que inclusive está fazendo tudo para tirar o dele da reta. Dizendo que não, não foi ele, o time 'tá bem e estamos todos confiantes na vitória.

Bin Laden declarou para CNN em 1997, o cara adora dar entrevistas, que a presença militar dos EUA é uma afronta ao mundo árabe. Em suas palavras: uma profanação de terras sagradas. O.K. até se entende esse ponto de vista. Mas se o problema é a presença dos EUA no Oriente-Médio, a atual política internacional americana seria, em tese, tudo o que pediram à Alah. Afinal os Estados Unidos sob a administração de George W. Bush, simplesmente, deram uma sonora banana para esse pessoal, como se dissessem: "vocês que se conhecem que se entendam sozinhos". E não era isso que o mundo árabe queria? Aparentemente não...

Makes No Sense At All
Falam em ódio cego aos EUA, que o Tio Sam é o inimigo número um de Alah. Mas a realidade não é bem assim. No fundo esse pessoal do oriente-médio têm uma relação puta/cafetão com os EUA. Pois sempre que os EUA ameaçam sair do Oriente-Médio- o que a administração Bush fez com todas as letras- deixando assim seu posto honorário de mediador dos conflitos da região. Algum daqueles países minúsculos e insignificantes faz algum atentado para chamar atenção para alguma causa obscura, muitas vezes impenetrável para o ocidente, que invariavelmente envolve uma pendenga qualquer com Israel, que é, como todos sabem, o 51º estado americano.

Mas se eles odeiam tanto os EUA e sabendo que qualquer ataque desse tipo será motivo para uma nova intervenção americana no Oriente-Médio, qual a lógica dessa história? Pois onde se lê em intervenção dos EUA leia-se dinheiro. Aí as coisas vão começar a ficar mais claras. Os Estados Unidos, em ocasiões distintas, já foi aliado de quase todo o mundo árabe. Desde o visado Afeganistão até o Iraque( isso mesmo o Iraque de Sadan Hussein e companhia) passando pela Arábia Saudita de Bin Laden. Além disso o apoio quase que incondicional à Israel incomoda muita gente naquelas bandas, bem mais do que possa imaginar nossa vã filosofia.

Isso nos leva aquele pessoal mostrado pela TV comemorando o atentado mais do que argentino depois de vencer a seleção brasileira? Digo ESSA seleção do Felipão, de Roque Junior, Vampeta, Eduardo Costa e outros desqualificados?!

Essa gente é louca? Sim. Pode apostar. Não mais louca que um fanático religioso católico ou protestante, mas tão perigosa quanto. Sendo que não se pode confiar num povo cuja religião não permita o consumo de bebidas alcoólicas. Só alguém que nunca tomou umas e outras poderia jogar um avião contra um prédio de 110 andares.

Arauto do Fim do mundo é a profissão do futuro!
Ah! Sempre é bom lembrar que o Paquistão, vizinho do Afeganistão, já possui a bomba nuclear assim como outros países da redondeza. Por isso qualquer conflito por aquelas bandas precisa ter uma precisão cirúrgica. Para não respingar sangue no quintal de ninguém. E como inteligência-militar americana é uma contradição em termos, você pode imaginar onde isso vai acabar . A boa notícia é que nessa época do ano dependendo da temperatura e da direção dos ventos a chuva ácida vai levar aproximadamente um mês para chegar por aqui. A má notícia é que o mundo terá acabado. Mas se eles terminaram com Buffy, a Caçadora de Vampiros, o que mais resta?

Da Equipe de Alarmistas, digo Articulistas