São Paulo, digo, o Brasil on fire
O Brasil está sofrendo com a temporada de queimadas. O que levanta a seguinte questão: essas terras não têm dono? Se tiverem: tornem as queimadas ilegais e confisquem as terras. E dá elas para os sem terra! Ainda deve ter algum por aí.
Pronto a direita reacionária ficaria de cara. E teríamos uma guerra civil. Afinal, não temos o direito de ter armas segundo o inelegível? Vamos usá-las! Claro, isso seria dizer que a ZeroZen quer mesmo ver o circo pegar fogo. Mas se abrir a janela hoje vai ver que a fumaça já começou.
Aliás, antes de culpar as queimadas os meteorologistas tiveram de analisar se toda essa fumaça não vinha da Semana Farroupilha. Como se sabe é uma overdose de churrasco. Nessa época o gaúcho vive completamente defumado. Ainda assim, o motivo dessa fumaceira é mesmo do agro. Mais de 75% dos incêndios na América do Sul se concentram no Brasil.
Basta uma simples comparação. Quando se pega os dados de agosto de 2024 com agosto de 2023, a alta nas queimadas foi de 149%! Basicamente houve um salto de 3,3 milhões de hectares. Um a cada quatro deles estão em áreas de pastagens, usadas para a pecuária.
Para piorar a situação, no Rio Grande do Sul foi documentada a existência de um fenômeno chamado chuva preta. Isso aconteceu em Pelotas e em municípios próximos como Arroio Grande, São Lourenço do Sul e São José do Norte. A chuva preta é resultado da mistura da água com a fuligem carregada pela fumaça.
Parece complicado? Pois é... Em Porto Alegre, autoridades recomendaram que escolas não realizem atividades ao ar livre com alunos justamente por conta da situação climática. O fato é que se houver uma chuva preta em um jogo do Grêmio na Arena o clube será punido por racismo e perderá uns 15 pontos no Brasileirão...
Já os torcedores do Juventude continuam achando que é apenas mais um dia normal de neblina. Ninguém consegue ver mesmo o que acontece no Alfredo Jaconi. Mas a situação é assustadora. De acordo com um levantamento do MapBiomas, o Brasil perdeu o equivalente ao território da Paraíba em queimadas só no mês de agosto.
Por fim, cabe ainda um questionamento: com tanta fumaça assim será que o Snoop Dogg vai resolver passar as férias do Brasil? E o Marcelo D2? Seu silêncio sobre toda essa fumaceira é ensurdecedor.