O que fazer no Dia do Patriota em Porto Alegre


A Câmara de Vereadores de Porto Alegre criou o Dia Municipal do Patriota. A efeméride (consulte o dicionário, ZeroZen também é cultura) será celebrada, ora vejam só, no dia 8 de janeiro. Sim, é a mesma data na qual milhares de golpistas atacaram o Congresso Nacional em Brasília defendendo intervenção militar.

Vale destacar que a tentativa de golpe resultou em quase 1,4 mil presos. Detalhe importante: mais de 100 gaúchos tornaram-se réus neste processo. Então, aparentemente, o vereador Alexandre Bobadra (PL) achou interessante homenagear essa gente. Até se poderia fazer uma crítica mais contundente ao parlamentar. Só que ele foi cassado!!

O projeto, porém, seguiu em frente, passou por comissões permanentes da casa antes de seguir para sanção do prefeito Sebastião Melo (MDB) em junho. O que fez o chefe do Executivo? Nada. Cada um com seus problemas. O texto então voltou ao Legislativo e foi promulgado pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB).

Entre as justificativas apresentadas na proposição – que foi uma dentre as 120 sugestões de homenagens ou efemérides do ex-parlamentar protocoladas só em 2023 – consta que o patriotismo no Brasil vem sendo atacado. De quem é a culpa? Da “mídia”, “ensino”, “entidades globalistas”, “universidades” ou fenômenos como “cultura militante”. O texto ainda cita o escritor (sic e sci-fi) Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo. A ZeroZen tentou falar com Olavo de Carvalho, mas faz anos que ele segue em silêncio...

Bem, agora não adianta reclamar. Então é hora de curtir o momento e aproveitar as celebrações do Dia do Patriota em Porto Alegre. Nessa data vai ser possível:

1) Invadir a Câmara de Vereadores com direito a quebra-quebra generalizado
2) Vandalizar qualquer obra de arte encontrada pelo caminho (vingança contra a Bienal do Mercosul)
3) Gravar vídeos no celular mostrando toda a destruição e facilitando o trabalho da polícia
4) Arremessar patrimônio público pela janela, desde impressoras a funcionários mais antigos
5) Pedir uma intervenção militar para seres extraterrestres

É isso aí. Vista a sua camisa verde e amarela da Seleção, seja preso e passe uma temporada na cadeia. Não dá para negar que essa é mesmo uma maneira diferente de fomentar o turismo....

Da Equipe de Articulistas

P.S - Antes de ser cassado, Alexandre Bobadra (PL) empilhou projetos. Foram 122 projetos apresentados em 2023. O detalhe é que 120 foram propondo homenagens ou efemérides das mais diversas. No ramo gastronômico, propôs incluir no calendário do município os dias do milk shake, da salada grega, do acarajé, do cachorro-quente e do azeite de dendê!