ZeroZen e a semana de quatro dias


Depois do trabalho remoto, surgiu outra possibilidade de mudança na jornada de trabalho. Agora a semana pode passar a ter apenas quatro dias. Esse novo modelo será testado no Brasil a partir de novembro. Só que ninguém veio perguntar nada sobre o assunto para a redação da ZeroZen. Mas a gente vai contar um pouco como foi a nossa experiência.

Vale notar que a semana de quatro dias já foi testada no Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Austrália entre outros países. No Brasil, o modelo será colocado em prática por meio de uma parceria entre a consultoria Reconnect Happiness e a organização 4 Day Week Global. Esse “redesenho” da jornada de trabalho promete alavancar a qualidade de vida dos colaboradores e, ao mesmo tempo, incrementar a produtividade das empresas.

Basicamente, os defensores da alteração na jornada de trabalho afirmam que a implementação do modelo vai além de “ganhar a sexta-feira de folga”. Na verdade, toda a jornada dos funcionários sofre uma mudança radical. Ou seja, é preciso haver um compromisso dos colaboradores em manter 100% da produtividade, recebendo 100% do salário, mas em 80% do tempo.

Bem, a ZeroZen - modéstia à parte - já testou esse modelo. E isso foi em 2014. Sim, estamos muito à frente do nosso tempo. Como isso aconteceu? Bem, a redação estava cansada de trabalhar e não receber um centavo por isso. Então a gente decidiu parar de escrever um dia.

Como um aumento de salário era impossível, pelo menos a redação poderia descansar um pouco. O que aconteceu? Bem, a audiência aumentou! Alguns fãs (sci e sci-fi) vieram perguntar se a gente ia seguir atualizando a revista nos outros dias. Enfim, o de sempre.

Mas a ZeroZen é uma revista visionária. Certamente vamos ser um sucesso em 2034. Por isso a redação decidiu ir além e criar a semana de três dias. Ou seja, sem salário, mas com bem menos preocupações. O que aconteceu? A nossa audiência aumentou de novo! Alguns fãs (sci e sci-fi) começaram a nos chamar de preguiçosos e indolentes.

Porém, a ZeroZen gosta de ultrapassar todos os limites possíveis. Inclusive, levando o nosso setor jurídico a arrancar os cabelos. Então, a redação resolveu instaurar a semana de dois dias. Só segunda e terça e mais nada. Deveria ser um movimento arriscado. Mas, para a surpresa da redação, a nossa audiência aumentou novamente!

Então a ZeroZen adotou aquela máxima do futebol? Em time que está ganhando não se mexe. Aquele que não está jogando ou atualizando o site também não. Nada disso. A gente resolveu ir além e criou a semana de 1 dia só. Uma atualização e já estava bom demais. Nesse momento, nossos fãs (sci e sci-fi) passaram a nos xingar no Twitter (X é nome de comida, Elon Musk!).

Porém, o brilhantismo em termos de administração da ZeroZen não tinha acabado. Mesmo com um único dia de trabalho, a audiência seguia em alta. Então de forma absolutamente genial a revista instaurou a revolucionária semana de 0 dias. Isso mesmo. Zero salário para zero dias de trabalho. Finalmente, a redação concordou que estava recebendo um pagamento justo...

O resultado desse modelo inédito? Um hiato de cinco anos. E sempre com a audiência em alta. O que prova que a ZeroZen não escrevendo nada, faz mais sucesso do que atualizando todos os dias da semana. Se por um acaso, houver outra parada da revista os fãs (sci e sci-fi) podem ficar tranquilos. É só mais um teste da nova jornada de trabalho...

Da Equipe de Articulistas