A masculinidade frágil do coach de masculinidade


É basicamente inacreditável que no novo milênio tenha surgido a profissão de coach de masculinidade. Ou seja, é um homem que ensina outros homens a parecerem mais homem para as mulheres. Porém, a situação fica ainda mais bizarra. Ciente de que isso é uma piada pronta, a atriz Livia La Gatto publicou um vídeo tirando sarro deste tipo de situação. O problema veio na resposta que ela recebeu.

Livia foi bem específica e ironizou algo que pode ser definido como o coach do campari (voltaremos a essa questão mais adiante no texto). Mas o mentor de masculinidade deu uma resposta realmente viril. "Você tem 24 horas para retirar seu conteúdo sobre mim. Depois disso, processo ou bala", escreveu.

A atriz ficou preocupada e registrou um boletim de ocorrência. A situação viralizou. No Twitter, Sâmia Bomfim e Guilherme Boulos, deputados federais pelo PSOL em São Paulo, prestaram solidariedade a Lívia. Também pediram a condenação do coach.

Bem, aí começam os problemas. Por que o coach de masculinidade deve ser um criador de machos alfa. Deve dizer que se a mulher desejasse um beta, comprava um peixe. Então, quem vende todo esse acúmulo de testosterona deve sempre estar preparado para o combate. Certo?

Errado. O coach deu ré no quibe. Simplesmente respondeu da forma mais mansa possível. "Nunca tive interesse em tirar a vida de ninguém, ameaçar ninguém", destacou. E foi ainda mais diplomático. "Eu tenho 34 anos, nenhuma passagem criminal. Não tenho porte de arma, não participo de clube de tiro. Eu seria incapaz de dar um tiro ou ferir alguém", completou.

Pois é... Mas que masculinidade frágil é essa? Clube de tiro é pura testosterona. É idiota, estúpido e caro. Ou seja, basicamente o sonho de todo macho alfa. Mas o problema maior está justamente no Campari. A situação escalou de forma tão rápida que a marca publicou uma nota oficial. A Campari faz questão de dizer que não tem nada a ver com coach.

Por fim, sobra um questionamento: beber Campari é algo másculo? O coach deveria mandar o cliente beber uísque. Ou Vodca vendida em garrafa plástica. Até mesmo vinho (de garrafão para moldar o caráter) também é uma opção. Aliás, fica a dica. Se uma mulher te convida para tomar cerveja e você diz que prefere Campari... Não tenha dúvida, ela é o macho alfa da relação...

Da Equipe de Articulistas