ZeroZen e os institutos de pesquisa
Então a eleição presidencial no Brasil terá segundo turno. Porém, a grande maioria dos institutos de pesquisa errou feio nas previsões. Aparentemente, tudo seria decidido no dia 2 de outubro. Em tese, de acordo com os levantamentos, a vantagem do candidato líder era expressiva e a população queria acabar logo com o pleito.
Inclusive, após o término da apuração, o atual presidente reclamou das pesquisas. Chamou os levantamentos de mentirosos. Os jornalistas ficaram chocados. Pela primeira vez na vida, ele parecia ter razão. Aliás, o fracasso foi tão grande que deixou claro que existe uma crise no setor. As pesquisas garantiam que o eleitorado de Bolsonaro ficava em torno dos 31 a 36%. Só que os resultados finais apontaram 43%. Ou seja, um erro de pelo menos sete pontos percentuais. É muito.
Porém, apesar da falha grotesca e bisonha, a jornalista Monica Bergamo defendeu a seriedade dos institutos. Inclusive, postou no Twitter que eles acertaram. "Pesquisa é retrato, eleição é filme, movimento. Simone e Ciro perderam votos no domingo para Bolsonaro. Não é só o eleitor de esquerda que vota útil", explicou. A ZeroZen desde já aproveita para dar parabéns pelo contorcionismo. O pessoal do Cirque Du Soleil ficou com inveja.
Mas o fato é que os institutos erraram feio. E normalmente onde o pessoal vê crise, a ZeroZen vê uma crise ainda maior. Porém, depois de uma conversa na redação, a gente decidiu lançar o nosso próprio instituto de pesquisas. Vai se chamar Zen Pesquisa, ou Zen Folha ou Zen Sentido, Zen Fundamento, Zen Noção. O nome ainda não foi decidido.
Claro que o atilado zeronauta pode perguntar: o que vocês sabem sobre pesquisa? Honestamente? Nada. Mas pelo menos isso já nos coloca em pé de igualdade com a maioria dos institutos. Mas sabemos acessar o Google e inventar números de forma aleatória. E isso deve ser mais do que suficiente.
O nosso diferencial é jamais entrevistar pessoas. Isso é algo antigo, do tempo dos fenícios. A verdadeira pesquisa é feita com números. De preferência vários deles juntos e depositados na nossa conta bancária. Por que a ZeroZen acredita na isenção. Ou seja, que vença o melhor (pagamento em dinheiro ou cartão, ainda não trabalhamos com pix). Além do mais, o nosso instituto sabe que só existe um candidato imbatível: o boleto. Por que esse sempre vence...