Porto Alegre homenageia Olavo de Carvalho (ou não)
Uma das regras gerais da ZeroZen diz: nada está tão ruim que não possa piorar. A câmara de vereadores de Porto Alegre resolveu fazer uma homenagem ao filósofo (sic e sci-fi) Olavo de Carvalho. A ideia é que o, digamos assim, guru extremista receba o nome de uma via na capital gaúcha.
Mas a decisão foi repleta de polêmicas. O projeto foi aprovado por 18 votos a 9. Houve uma constante troca de farpas entre defensores e críticos da homenagem. Até que o vereador petista Leonel Radde resolveu protestar. Ele fez isso de uma maneira peculiar. Vestiu uma máscara de cavalo e foi para a tribuna imitar o zurrar de um burro.
O vereador se mostrou inconformado com a decisão. "Estamos virando um espaço de projetos de lei que não fazem o mínimo sentido", declarou Leonel Radde (PT). Bem, é difícil discordar dessa afirmação. O projeto foi proposto pela vereadora Comandante Nádia (PP). A rua que vai homenagear o polemista fica na Vila Orfanotrófio I, no Bairro Santa Tereza. Para a rua mudar de nome, falta apenas a assinatura do prefeito da cidade, Sebastião Melo (MDB).
Apesar de ter se definido como filósofo, Carvalho não tinha formação em Filosofia e sequer se formou no Ensino Médio. Assim como Sócrates e Platão. De qualquer forma, ele foi um negacionista convicto, um defensor da terra plana e um dos críticos da pandemia, garantindo que a Covid era apenas uma "historinha de terror".
Bem, com tanto gabarito assim, Olavo de Carvalho merece a homenagem? A ZeroZen acredita que sim. A Vila Orfanotrófio, ou Orfanotráfico para os íntimos, é um bom lugar para essa consagração. Afinal de contas, o que acontece quando o representante do conservadorismo ganhar toda essa reverência?
Fácil. Diariamente pessoas vão pisar em Olavo de Carvalho, escarrar em Olavo de Carvalho, urinar em Olavo de Carvalho, espirrar em Olavo de Carvalho, cagar (sim, isso é Porto Alegre) Olavo de Carvalho... Ou seja, parece mesmo uma justa homenagem aos serviços prestados ao país...