TikTok é a rede social dos idiotas?
A rede social TikTok é um sucesso entre os adolescentes. A provecta redação da ZeroZen tentou entender o motivo de tanta empolgação. Mas desistiu depois de uns três vídeos. O fato é que cada rede social tem diferentes características: o Facebook serve aos idosos que jogam bingo em asilos. O Twitter é ideal para as pessoas ranzinzas, o Instagram serve para criar uma vida falsa e o Linkedin para mentir no currículo. Então, o TikTok parece ser a rede social dos idiotas.
Claro que o afoito e ingênuo integrante da geração mi-mi-milênio, já está escrevendo um nota de repúdio e garantindo que a ZeroZen não pode dizer isso. Afinal de contas, como ensina um provérbio jurídico: "quem afirma tem de provar". Certo, sabichão. Essa impoluta revista digital não sai criticando à toa (na verdade até que a gente faz isso, mas não nesse caso).
É fácil provar que o TikTok é a rede social dos idiotas. Há pouco tempo ficou famoso o caso de uma vendedora que resolveu usar o TikTok para fazer uma dancinha comemorando a sua vitória em um processo trabalhista. Ela apareceu ao lado de suas amigas e legendou que estava "indo processar a empresa tóxica". A moça teve ganho de causa em 1° grau.
Até aí tudo normal, certo? Errado. As amigas foram testemunhas no processo. A vendedora apenas esqueceu de mencionar isso para a juíza do caso. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª região, em São Paulo, considerou que o post foi "desrespeitoso". Pior ainda: a publicação serviu como prova de que a funcionária e as testemunhas tinham uma relação de amizade. Graças ao TikTok, os depoimentos foram anulados.
Como se não fosse o bastante, o Tribunal publicou uma nota oficial criticando a atitude. "Concluiu-se também que a profissional e as testemunhas utilizaram de forma indevida o processo e a Justiça do Trabalho, tratando a instituição como pano de fundo para postagens inadequadas e publicação de ‘dancinha’ em rede social", especifica o documento.
Resultado da dancinha? A vendedora teve sua vitória anulada. A ex-funcionária e suas testemunhas foram condenadas por litigância de má-fé: conduta abusiva, desleal ou corrupta de uma das partes envolvidas em um processo. De fato, terão de indenizar a empresa. O valor não foi divulgado pelo tribunal.
Ficou claro por que o TikTok é a rede social dos idiotas? Pois é... Como diria aquele promotor: "Neste momento a acusação encerra, senhores membros do júri julguem de acordo com a sua consciência". Enfim, não adianta fazer dancinha se no final do dia quem vai dançar é você...