Ciro Gomes debate com humorista e vira piada


Quem é leitor há mais tempo da ZeroZen já sabe da nossa posição ideológica. Nós somos contra a esquerda, a direita, o centro, enfim, nós odiamos todo mundo sem exceção. Somos uma revista altamente inclusiva em termos desprezo, escárnio e desdém. Mas agora os nossos fãs (sic e sci-fi) pediram nossa opinião sobre o debate entre o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, e o humorista Gregório Duvivier.

Antes de mais nada é preciso explicar a incrível conjunção de elementos que levou a realização desse bizarro debate. Bom, Gregório Duvivier comanda o Greg News, um programa humor com jornalismo que, digamos assim, se inspira descaradamente em Last Week Tonight do John Oliver. Nem é preciso dizer que não há uma nesga de talento nessa cópia. Porém, como mais ninguém resolveu apostar nesse tipo de atração, o programa fez um relativo sucesso. Inclusive, lançou todas as temporadas no Youtube.

Então, o Greg News fez um episódio sobre Ciro Gomes. O candidato à Presidência da República segue firme no terceiro lugar nas intenções de voto. Ele tem um público fiel. E, verdade seja dita, na eleição passada foi um candidato com potencial no primeiro turno. No segundo, a história foi bem diferente. Mas isso seria assunto para outro texto. De qualquer forma, o Greg News defendeu a tese de que Ciro deveria renunciar à candidatura. Com isso, a sua base eleitoral votaria em Lula e a eleição poderia ser decidida no primeiro turno.

Como o programa é de humor houve várias piadas com o estilo peculiar de Ciro (segundo o invicto setor jurídico da ZeroZen, essa foi a palavra mais neutra que eles conseguiram pensar). Porém, também houve uma pesquisa sobre a trajetória política de Ciro feita pela equipe do Greg News. O problema é que essa mesma equipe deve ser feita por jornalistas imberbes que acham que basta uma pesquisa no Google e uma lida na Wikipédia. Eles cometeram alguns erros factuais. Isso, é claro, irritou Ciro Gomes.

O candidato fez um "react" no Youtube. Basicamente, é assistir a um vídeo fazendo comentários. Foi assim que o Casimiro ficou rico e hoje tem mais dinheiro do que o Vasco. É também uma prova da decadência da humanidade como um todo. Ciro então esbravejou contra o que ele chamou de "fake news". E chamou Gregório Duvivier para um debate.

Tudo errado do princípio até o avesso. Mas, surpreendentemente, Gregório aceitou o convite. E ganhou de lavada o debate. Ou seja, Ciro Gomes debateu com um humorista e virou piada. Aliás, o candidato do PDT demonstrou dificuldade de entender o que significa debate. Afinal de contas, é para ser uma troca de ideias. Justamente por isso que, por exemplo, Bolsonaro não participa de debates. Ele não tem nenhuma ideia para trocar. Possivelmente ia ter de pedir alguma emprestada pro Paulo Guedes.

Basicamente, Ciro queria falar o tempo todo. É óbvio que era necessário um mediador para que houvesse o mínimo de organização. Então, na maior parte do tempo ambos só repetiam: "deixa eu falar, deixa eu falar". Foi algo altamente constrangedor e isso em um país que teve Damares Alves como ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil...

O resultado é que depois do debate, Ciro perdeu eleitores. Foi uma estratégia completamente equivocada. Se funcionasse o Barack Obama teria inventado um debate com Chris Rock. Por outro lado, se quiser, Gregório Duvivier pode tentar a carreira política. Pelo menos já tem mais experiência em debates que o nosso presidente...

Da Reportagem Local, ou não