O processo do bebê de Nevermind


Ao que tudo indica o mundo da música tem mais um caso de pedofilia. Surpreendentemente, não envolve o Pete Townshend. O norte-americano Spencer Elden, 30 anos, abriu um processo em um tribunal da Califórnia contra ex-membros da banda Nirvana. Quem é ele? O bebê da capa do álbum Nevermind.

Como essa é uma geração que está musicalmente condenada, a ZeroZen vai imitar um proctologista e dar um toque. Nevermind foi lançado em setembro de 1991. O sucesso foi estrondoso. Músicas como “Smells Like Teen Spirit”, “Come As You Are” e “Lithium” alcançaram o topo das paradas de sucesso.

A capa de Nevermind mostrava um bebê nadando pelado em uma piscina. Spencer Elden tinha quatro meses quando posou sorridente para a foto. Seus pais receberam US$ 200 pelos 18 frames capturados debaixo d’água pelo fotógrafo Kirk Weddle. Mas agora ele não está feliz. Tanto que abriu um processo contra 15 réus, incluindo os ex-membros da banda Nirvana Dave Grohl, Krist Novoselic e Kurt Cobain (morto em 1994), por pornografia infantil. Também foram incluídos no processo a gravadora Universal Music e Courtney Love, viúva de Kurt.

O advogado Robert Lewis, que representa Elden, foi criativo para justificar a causa de seu cliente. “O Nirvana decidiu usar uma nota de um dólar em um anzol como um adereço – depois de um amplo debate entre o uso de uma nota de um dólar, carne crua, um cachorro, e outros objetos comumente associados a interesses lascivos”, destacou no documento apresentado ao tribunal.

Ok, mirins, vocês ainda não viram muitos episódios de CSI ou mesmo de Law and Order para entender como funciona um processo jurídico nos Estados Unidos. Nem foram processados várias vezes como a ZeroZen. Mas é evidente que esse processo contra o Nirvana é pífio e sem fundamento.

Vamos imaginar uma sessão desse processo:

Certo, caro sr. Spencer Elden o senhor autorizou as fotos?

Não. Eu era literalmente um bebê!

Era menor?

Sim, óbvio.

O senhor é reconhecido pelas fotos?

Não.

Se o senhor não disser que foi o bebê da capa do álbum Nevermind, alguém saberia?

Não, eu era um bebê!

Ok, seus pais, então, autorizaram as fotos?

Sim.

E ganharam algum dinheiro com isso?

Sim.

OK, então caso encerrado. Processe seus pais! Especialmente a puta que o pariu. E que criou um filho tão burro...

Da Reportagem Local, ou não