Milionários vão para o espaço para subir na vida

Aparentemente, o tempo em que os milionários gastavam todo o seu lucro em cocaína e prostitutas faz parte do passado. Agora, a moda é o turismo espacial. Sim. Há uma verdadeira corrida para ver quem domina esse mercado que está sempre em ascensão, exceto na parte em que o foguete está retornando ao Planeta Terra.

O primeiro bilionário a ir para o espaço não foi o Eike Batista. A honra coube a Richard Branson. No domingo, 10 de julho, ele embarcou em sua nave da sua empresa Virgin Galactic. A viagem durou cerca de uma hora e foi realizada com sucesso. Dá para dizer que essa foi inauguração das viagens turísticas ao espaço.

O SpaceShipTwo aterrissou no Novo México cerca de uma hora depois. Branson, 70 anos, viajou com dois pilotos e três especialistas da empresa Virgin Galactic atingiram uma altitude de cerca de 88 quilômetros. Viajaram na vertical a uma velocidade três vezes superior à do som. E, de brinde, conseguiram uns minutos de gravidade zero. Essa foi a quarta missão tripulada além da atmosfera terrestre, mas a primeira com passageiros. Sim, acabou a reserva de mercado dos astronautas.

Só que a Virgin Galactic já tem concorrência. No dia 20 de julho foi a vez do dono da Amazon, Jeff Bezos voar pelo espaço. O homem mais rico do mundo também tem a sua companhia de turismo espacial, a Blue Origin. Ele foi mais rápido e foi mais longe. O passeio durou cerca de dez minutos. Quatro passageiros num voo totalmente automatizado olharam para a Terra por uma janela. Tudo isso a 100 quilômetros de altitude. A cápsula com Jeff Bezos, o seu irmão Mark, o jovem holandês Oliver Daemen, 18 anos, e a ex-piloto norte-americana Wally Funk, 82 anos, pousou com sucesso no solo do Texas.

Jeff Bezos agradeceu aos funcionários da Amazon que tornaram a viagem possível. Só não ofereceu um aumento, pois o custo de vida está nas alturas. E ele tem um foguete para provar isso.

Além da Virgin Galactic, inaugurada em 2004, e da Blue Origin, fundada em 2000, ainda existe uma terceira opção no campo do turismo espacial. A Space X, criada pelo empresário Elon Musk, que já investiu milhares de milhões de dólares para levar pessoas ricas ao espaço. Embora, até o momento, ela tenha se especializado em fogos de artifício graças a capacidade de seus foguetes de explodirem...

Em tempo, cada passagem para dar uma volta no espaço deve ficar em torno de US$ 250 mil. Sim, até o vale-transporte dos milionários é diferenciado. A verdade é que a ZeroZen, mais uma vez, estava à frente do seu tempo. Com o nosso hiato de cinco anos conseguimos mandar mais da metade da nossa audiência para o espaço. Tudo isso sem gastar um centavo. O nosso combustível foi a preguiça pura e simples.

Da Reportagem Local, ou não