Surge o primeiro presidente melancia do Brasil
A ZeroZen está ciente da ironia desse texto estar sendo publicado na seção Momento de Lucidez. Pois foi exatamente o que não aconteceu no pronunciamento do presidente realizado ontem à noite. Basicamente, ele tentou melhorar a sua imagem no pior momento da epidemia de covid-19 no Brasil. Mas o que realmente conseguiu foi quebrar o recorde de mentiras em um pronunciamento oficial (a gente acredita que vale uma menção no Guiness Book, tem que ver isso daí, tá ok?).
Exatamente quando o Brasil vive o maior colapso sanitário e hospitalar da história, o presidente vem a público dizer que sempre defendeu a vacinação. Sério? Tem certeza disso? Quer mesmo passar vexame no débito e no crédito? Nem precisa chamar o VAR. As agências de checagem de fatos saíram enlouquecidas buscando todas as vezes em que a maior autoridade do país debochou ostensivamente das vacinas.
Aliás, é preciso fazer um elogio. Graças a brutal falta de noção do presidente, foram geradas dezenas de agências de checagem de fatos. Emprego para jornalistas, que, de outra forma, estariam comendo restos de bauru no calçadão. Mas enquanto ele estiver no poder vai ter bastante trabalho pra esse segmento.
O mais incrível é que o presidente teve a coragem (por que noção não tem nenhuma) de defender como correta a sua atuação ao longo de um ano de pandemia. Porém, ele minimizou os riscos do coronavírus, foi enfaticamente contra a medidas de isolamento social, promoveu o famigerado Kit Covid (mais inútil que feriado no domingo), criticou várias vacinas (e os jacarés), e, como se não fosse suficiente, fez inúmeras tentativas de impedir iniciativas paralelas de combate à doença criadas por governadores e prefeitos.
E para deixar tudo ainda mais surreal. Vários economistas e empresários cobraram do presidente um combate maior à pandemia. O texto, com centenas de assinaturas, texto defende urgência da vacinação e pede políticas públicas com base na ciência. O grupo criticou a "negligência" do governo Bolsonaro e condenou "falso dilema" entre salvar vidas e a economia.
Essa é a situação dramática em que o país se encontra. O reflexo pode ser visto na pesquisa realizada pelo instituto Datafolha. De acordo com o levantamento, para 56% dos brasileiros, Bolsonaro é incapaz de liderar o país. Os demais 44% acreditam que ele sequer é capaz de amarrar os sapatos sozinho.
Por fim, por que ele é um presidente melancia? Por que enquanto líder, "semente demais"...