O fim das profissões presenciais?
Com a pandemia, profissões não presenciais se tornaram essenciais. Modéstia à parte, a ZeroZen cantou essa pedra há muito tempo. Não estar presente é conosco mesmo. Afinal de contas, ficamos cinco anos sem atualizar. Alguém sentiu nossa falta? Talvez só nossos credores. Mas que se dane essa gente.
A ZeroZen faz questão de não estar presente em qualquer movimento, debate ou profissão. De fato, nós não estamos nem aí. Se tem alguém que leva a sério essa expressão é esta impoluta revista digital. Aliás, verdade seja dita, a nossa redação sequer está consciente na maioria das vezes...
Porém, o fato é que a pandemia mudou a maneira como a maioria dos serviços funcionam. Por exemplo, muitas empresas perceberam que não precisam mais ter uma sede. Isso, na verdade, só facilita o trabalho dos credores. Mas foda-se essa gente.
E grandes empresas também embarcaram na onda do home office. A PepsiCo decidiu que os funcionários de escritório poderão optar por trabalhar de onde quiserem. Menos, é claro, na fábrica da Coca-Cola. Já a Petrobras aprovou o teletrabalho para toda a equipe administrativa. O que reduziu consideravelmente as operações de prisão feitas pela Polícia Federal.
A mudança no mercado de trabalho foi tão expressiva que afetou a locação de imóveis corporativos. Há uma queda considerável no valor do preço por metro quadrado. Mais ainda: o percentual de espaços vazios está subindo. O pessoal só não fica a ver navios porque nem todos os escritórios têm vista para o mar...
Até mesmo na educação o professor não precisa mais estar presente em sala de aula. Por exemplo, alunos do curso online da História da Arte na Universidade de Concórdia, no Canadá, gostaram muito das aulas de François-Marc Gagnon, o professor que lecionava o curso. Então decidiram entrar em contato. Só então descobriram que Gagnon estava morto desde março de 2019!
O interessante é que a legislação do Canadá permite que universidades continuem usando conteúdos gerados por professores, mesmo após a morte deles. Ou seja, esse é o verdadeiro ensino médium. As aulas são mesmo de outro mundo. E, com certeza, o conteúdo vai muito além. Infelizmente, o preço das aulas está pela hora da morte.
O fato é que a vida em escritório não tem mais muito sentido. Em casa, no conforto do lar, o ser humano passa a produzir melhor e mais rápido. Só para tirar o resto do dia de folga. E quem já trabalhou sabe que a melhor estratégia de sobrevivência no emprego é manter aquele distanciamento social do seu chefe...