Apagão no Amapá: Estado finalmente chega na Idade das Trevas
O ano de 2020 tem sido repleto de notícias bombásticas. E, talvez, a mais incrível delas seja sobre o apagão no Amapá. O vizinho da Guiana Francesa deve ficar quase um mês sem energia elétrica regular. O Estado, inclusive, vai receber recursos federais para a locação de geradores e aquisição de combustível. De fato, é algo muito surpreendente. Como assim o Amapá tem energia elétrica?
O Amapá é um daqueles Estados que você só sabe que existe graças aquele desgraçado do seu professor de geografia que insiste em fazer perguntas difíceis e desnecessárias. Diga-se de passagem, apesar de estar há mais de 20 anos no ar, a ZeroZen só citou o Amapá duas vezes. E em uma delas um articulista nosso estava em dúvida se o estado realmente fazia parte do Brasil.
Bem, é hora de corrigir um erro histórico. Chegou a vez do Amapá brilhar na ZeroZen. De qualquer forma, a situação é grave. A Justiça chegou a determinar prazo de três dias para que a empresa privada espanhola Isolux, responsável pela energia elétrica do Amapá, resolvesse a situação. Mas é claro que não funcionou. A Isolux mostrou todos os boletos atrasados. A luz foi cortada por falta de pagamento. É chato, mas acontece.
É lógico que existem maneiras rápidas e práticas para evitar esse problema. Infelizmente, as lotéricas ainda não foram inventadas no Amapá e é difícil pagar boletos usando QR-Codes feitos de fumaça proveniente das queimadas. Além disso, rumores indicam que a população se recusa a substituir os pombos correios por telefones.
Infelizmente, a situação trouxe prejuízos ao Amapá. O que é uma pena, pois o Estado tinha tudo para entrar em uma era de prosperidade depois que os dinossauros foram finalmente extintos há três anos. Como medida paliativa, o governo federal tem enviado geradores termoelétricos ao estado por aviões da Força Aérea Brasileira e por barcaças. Como nenhum dos nativos sabe como essas coisas funcionam eles simplesmente tacam fogo e usam os equipamentos como fogueiras.
A falta de energia no Amapá acabou complicando a contagem dos casos dos casos de Covid-19. As pessoas simplesmente não conseguem mais usar os ábacos. Por sorte, o vírus também teve dificuldade para encontrar o Amapá no escuro. No entanto, em Macapá, capital do Estado (olha aí a dica para a sua prova de Geografia, nem precisa agradecer), a população tem realizado protestos diários. Infelizmente, como a escrita ainda não foi inventada, ainda não há jornalistas para fazer a cobertura das manifestações.
A queda de energia, em tese, foi provocada por incêndio em uma subestação. A partir daí, começou uma simulação de apocalipse no Amapá. Inclusive, começou a faltar alimentos. Uma parte da população pode retornar ao canibalismo, a outra nunca abandonou o hábito. Infelizmente, como Estado segue sem luz, as eleições para cacique foram adiadas. Também é preciso ressaltar que a falta de energia prejudicou o abastecimento de água e muitas pessoas deixaram de tomar banho. Ou seja, se o governo não tomar providências a situação no Amapá vai feder...