O décimo-quarto salário para aposentados
Como a explosão do corona vírus no Brasil ficou claro que a situação não tá fácil pra ninguém. Mas se tem uma classe seriamente prejudicada são os idosos. Por isso, surgiu uma ideia legislativa, apresentada ao Senado, que propõe aos parlamentares a criação da gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro de 2020 a todos os aposentados e pensionistas do INSS. Ou seja, a proposta quer que seja criado o décimo quarto salário emergencial para os segurados em todo o país.
Neste momento, a proposta do décimo-quarto salário conta com 20 mil apoiadores. Possivelmente, o número exato de idosos que sobreviveu ao Covid-19. Especulamos se Bolsonaro, digo, Burronaro pensou: "ora, as principais vítimas do novo corona vírus são idosos. Então por que pagar um abono para aposentados? Eles vão morrer mesmo, de um jeito ou de outro. Qual a diferença?"
De qualquer forma, o governo confirmou em Medida Provisória o pagamento antecipado do 13º salário de Aposentados e Pensionistas em duas parcelas, em maio e junho. Ajustando, portanto, o calendário de pagamento INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Assim, o décimo terceiro foi adiantado como forma de auxílio emergencial aos aposentados.
Afinal de contas, era a solução mais fácil, pois já estava previsto no orçamento da nação. O incauto Zeronauta pode se perguntar, mas por que o governo fez isso? A resposta é simples: pois é lei! Inclusive está na constituição! (ou deveria estar, mas aí a gente teria de pesquisar no Google para saber). O que não vamos fazer...
Por isso, a ideia de uma gratificação natalina emergencial pode ser interessante. Ao contrário do que imagina o Paulo Guedes, são os aposentados que podem salvar a economia do Brasil!
Graças a pandemia, o desemprego vai crescer de forma assustadora. Só vai ter dinheiro quem já estiver aposentado. E quem se encontra nessa situação confortável adora gastar dinheiro com bobagens. Como discos de vinil e presentes para filhos e afilhados. Quer uma economia forte e vibrante? É só dar dinheiro para um aposentado...