Longe Demais dos Grandes Portais
ZeroZen Ano V nº 50 - Porto Alegre 10 de novembro
A ZeroZen a revista que não dá bom dia, não diz obrigado e se bobear passa por cima está chegando na marca histórica de 50 edições. Resolvemos aproveitar a ocasião para deixar a modéstia de lado e partir para auto-bajulação e nos proclamar como um dos maiores sucessos da Internet. Enquanto a maioria dos sites da rede se comporta, depois de algum tempo, como uma máquina de queimar dinheiro vazando óleo. A ZeroZen demonstra possuir um poder de sobrevida espetacular. Fruto de uma administração arrojada e inventiva.
A verdade é que a ZeroZen desde o seu início, em longínquo maio de 97, sempre esteve longe dos grandes portais da Internet. Fomos acusados ao longo dos anos de não estarmos prontos para fazer parte desses sites, pois nosso conteúdo era muito negativo, muito crítico, muito mal-humorado. Os gênios do marketing, especializados em fenômenos que nunca aconteceram, já tinham todas as respostas prontas para Internet e aparentemente nenhuma delas incluía a ZeroZen.
Mas onde estão esses portais agora? Onde estão o pessoal do SuperNet, Zipnet( 48 funcionários demitidos em outubro), Cidade Internet, Grátis 1, Tutopia, BRFree, ou mesmo do portal gaúcho Clic RBS, recém comprado pela Globo depois de menos de um ano de existência e de um prejuízo estimado em 25 milhões?
Pois acredite caro zerozenauta esse pessoal está na fila do seguro desemprego, enquanto a ZeroZen vai muito bem obrigado. Afinal nunca tivemos que reduzir pessoal, muito menos rever cargos ou funções em duplicidade. A ZeroZen ao contrário de outros grandes sites não contratou uma equipe do tamanho da torcida do flamengo para fazer o trabalho que meia dúzia de nerds sem vida própria faria com muito mais propriedade.
Mas é preciso que se diga que o caminho trilhado pela Zerozen não foi fácil, passamos por vários revezes. Inúmeras trocas de provedor, várias intimações judiciais foram tantos processos ( Artigo 143) que poderíamos abrir uma firma de consultoria. Que diga-se de passagem também seria um sucesso. E não podemos esquecer de nossos fieis leitores e da dose de incompreensão diária representada pelos milhares de e-mails enviados para nós, xingando a revista e seus colaboradores. Sem vocês a ZeroZen, dificilmente, teria durado tanto.
A grande verdade, é que quem estragou a rede no Brasil foi esse pessoal que saiu da televisão e foi para Internet pensando que ia ganhar rios de dinheiro. Eles ainda acreditam que número de pageviews é igual a audiência da TV(HAHAHAHAHAHA). Essa gente tem mais é que levar choque. Outra coisa que atrapalhou esse pessoal de TV, foi a falta na Internet da cota de publicidade institucional, que garante o uísque dezoito anos de cada dia na televisão. Vale lembrar para os neófitos: a única mídia na qual o governo ainda não investe dinheiro em publicidade é a Internet. É preciso ter café no bule para vencer aqui.
Não é por acaso que muitos quebram a cara e ficaram pelo caminho, para estes a ZeroZen tem apenas duas palavras de conforto e solidariedade: só lamento.
O Inventário do Sucesso:
Acesso a Cabo - 75,00 reais;
Computador Pentium III com um editor de texto: 1,600 reais;
Preço do Domínio: 40,00 reais;
Preço da Hospedagem: 34,00 reais;
Mais pessoas acessaram a ZeroZen este ano do que compraram o último CD do Carlinhos Brown:
Isso não tem preço.
Para todas as outras existe o limite do cheque especial...