NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

A ZeroZen e o Nadismo

A nova moda entre os descolados chama-se Nadismo. Esta espécie de filosofia moderna foi criada pelo designer gaúcho Marcelo Bohrer, 32 anos. A idéia é simplesmente reservar um tempo para não fazer absolutamente nada. Modéstia à parte, mais uma vez a ZeroZen está à frente do seu tempo, pois passou boa parte de 2007 não fazendo nada.

De acordo com Marcelo Bohrer, o criador do Nadismo: "Fazer nada às vezes é fundamental para uma boa qualidade de vida. E isso é difícil, porque as pessoas se sentem culpadas, acham que estão desperdiçando tempo." O nada, então, seria uma maneira de viver mais. Ou seja, devagar se vai ao longe já dizia a tartaruga da fábula e o Rubinho Barrichello...

O Nadismo é uma excelente desculpa para glorificar a vagabundagem e a inércia. Coisas, inclusive, nas quais a ZeroZen é uma especialista. Em 2007, quebramos nosso próprio recorde de Nadismo ao passarmos quase um ano inteiro sem fazer uma única atualização na capa!

É mais uma prova de que a ZeroZen está uns trinta passos à frente da humanidade. Tanto que já caiu no abismo e só está esperando o resto do pessoal chegar.

O Nadismo como toda filosofia metida a chique tem até mesmo um clube. Os encontros ocorrem uma vez por mês em parques ou praças de Porto Alegre. No local há sempre um grande cubo branco, que simboliza o vazio. O símbolo também poderia explicar boa parte da produção do cinema nacional, mas deixa pra lá...

Os participantes são convidados a ficarem 45 minutos em absoluta inatividade. Não há muitas regras. A pessoa pode ficar sentada ou deitada. Só não vale dormir. "A orientação é que todos fiquem de olhos abertos. Dormir não é fazer nada. É uma necessidade", explica Bohrer.

O mais incrível é que Marcelo Bohrer faz palestras onde explicar ao público leigo como não fazer nada. Ei! É sério. Por favor, pare de rir e siga lendo o texto. Obrigado.

Na sua palestra, o criador do Nadismo explica, entre outras coisas, se é possível viver sempre sobre estresse sem pagar o preço? Será que a excelência só pode ser conseguida através de um agir feito super máquinas? Mais ainda: ele garante que as grandes idéias surgem quando damos um tempo, paramos e relaxamos. Entretanto, conseguir efetivamente parar é bem mais difícil do que parece. Felizmente é possível aprender como.

O designer gaúcho afirma que possui o conhecimento e a vivência para ensinar de forma exemplar a prática do nadismo e como aplicá-la na nossa vida apressada sem perder o rumo. Além disso, tem uma profunda compreensão dos intrincados processos que fazem com que parar seja tão difícil.

Bem... a ZeroZen não gosta de se gabar, mas também tem uma grande experiência em nadismo. Aliás, se Marcelo Bohrer criou uma palestra sobre o Nadismo é sinal de que criou alguma coisa. E automanticamente deixou de fazer nada. Como se percebe, o Nadismo exige muita dedicação.

Fazer nada é algo complexo e difícil, pois basta uma pequena tentação para já estarmos praticando algo. Por isso, a ZeroZen ao inaugurar a sua fase decadente - no que foi rapidamente copiada pelo Zorra Total - afirma somente quem tem um ano de experiência em nada pode sair por aí fazendo alguma coisa, ou melhor, não fazendo coisa nenhuma.

Da Equipe de Articulistas