NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Pequim ou Beijing?

Mais uma vez o Brasil fez fiasco nas Olimpíadas. E não há nenhuma novidade nisso. Os nossos atletas sabem honrar a bandeira desta impoluta terra tropical. Principalmente no que diz respeito a cor amarela...

Foram apenas 15 medalhas conquistadas pelo Brasil, três delas de ouro. O resto do tempo o público assistiu a um festival de incompetência de nossos atletas. O judoca João Derly, o nadador Thiago Pereira, o ginasta Diego Hypólito - só para cintar alguns nomes - decepcionaram.

A ZeroZen, contudo, não está disposta comentar o fracasso alheio. Na condição de revista brasileira mais lida na China, afinal somos especialistas em Mao-Humor, o objetivo desta coluna é esclarecer de uma vez por todas, uma dúvida que tortura milhares de brasileiros. A capital da China é Pequim ou Beijing?

Muitas pessoas devem ter notado que vários repórteres durante a cobertura da Olimpíadas usavam a palavra Pequim. Todavia, todos os cartazes do evento faziam referência a Beijing. Uma situação realmente confusa e complexa.

Então a imprensa nacional estava errada? Muita calma nessa hora. Há, inclusive, uma explicação oficial para a celeuma. Beijing resulta da reforma feita por burocratas desocupados, quer dizer, por diligentes funcionários governo chinês para padronizar a transliteração dos caracteres chineses para o alfabeto o romano. Esse sistema chama-se Pinyin.

Por isso, que Pequim - em tese - se transformou em Beijing (em tempo: a tradução de ambas as expressões é Capital do Norte). E não é só isso. Outras cidades teriam sua grafia modificada como: Cantão que virou Guangzhou ou Xangai que se transformou em Shanghai ouNanquim que se agora se escreveria Nanjing e Hong-Kong que mudou para Xianggang.

Bem, essa é a verdade oficial. O fato é que existe uma resposta muito mais simples para o caso. Quem apostou que Pequim é a capital da China acertou. E quem apostou em Beijing também!!

Sim, o que acontece é que a China tem duas capitais! A mais antiga é Pequim. Porém, com a proximidade dos jogos olímpicos o país resolveu criar um lugar mais sofisticado para abrigar os atletas de todo mundo.

Como na China o dinheiro está sobrando, o governo decidiu construir uma nova capital e chamou de Beijing. Para a imprensa estrangeira não achar tudo não passou de um golpe publicitário de gente que adora ostentar riqueza, inventou a história da transliteração dos caracteres chineses para o alfabeto o romano.

Claro, o governo chinês aproveitou para substituir o povo também. Por isso, que só se via gente bonita em Beijing, os feios foram mandados todos para Pequim. Simples assim, agora o país tem uma capital moderna e descolada chamada. Ja os camponeses e a massa ignara podem ficar com Pequim mesmo.

Por fim, a solução para os brasileiros é seguir falando normalmente Pequim. Até por que o povo chinês não dá a mínima para a questão e nem vai esquentar a cabeça com isso. A única pessoa que está liberada para usar a nova expressão é a apresentadora Xuxa. Pois, com ela, como se sabe é Beijing, Beijing, Pau, Pau...

Da Equipe de Articulistas