NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Jô Soares, Rosana Jatobá e a ecologia

Poucas coisas são mais irrelevantes na televisão brasileira do que o programa de entrevistas do Jô Soares. Porém, dentro do tradicional abismo de mediocridade, o apresentador e dublê de humorista às vezes se supera. Um destes momentos fui durante a entrevista, feita na quinta-feira 24 de julho, com a jornalista Rosana Jatobá e com o ator Daniel Dottori.

Ambos foram ser entrevistados sobre o seu trabalho na GNT. A dupla comanda a série "Um Mundo pra Chamar de Seu". O programa - de caráter totalmente ecológico - mostra algumas mudanças de hábitos fundamentais para a preservação da vida no planeta. A cada semana, um novo caso é examinado.

Por exemplo, pessoas que recebem a visita do programa são convidadas a refletir sobre o seu impacto no planeta. Além disso, descobrem como podem se beneficiar com implementação de boas práticas sócio-ambientais. No melhor estilo ecologicamente correto.

Então, Rosana Jatobá e Daniel Dottori começaram a defender o uso consciente dos recursos do planeta. Decidamente não existe nada de errado com isso. Todavia, ao contrário do que faz com seus amigos do teatro e literatura, Jô Soares partiu para o ataque. Ele ridicularizou os novos hábitos sugeridos pela dupla com uma série de piadas sem graça.

A principal vítima foi Rosana Jatobá. Foi um massacre. Aproveitando o embalo, Daniel Dottori se soltou e também esculhambou sua colega de trabalho. A coisa ficou mais feia que sapato de padre. O rotundo apresentador ainda ironizou as "habilidades" de Jatobá como apresentadora do tempo.

Bem, neste caso, a ZeroZen está do lado da carismática Rosana Jatobá. Esta impoluta publicação apóia as garotas do tempo. Aliás - com o perdão da piada cretina - apóia há muito tempo. Inclusive, vale ressaltar que a revista é totalmente ecológica. Nunca uma única folha de papel foi gasta na confecção dos nossos textos.

Ao invés de usar lâmpadas especiais, boa parte da redação prefere viver no escuro. Ao invés de tomar banho todos os dias, um integrante da redação só se lava nos domingos, feriados e dias santos. Com isso, ele pretende deixar um meio-ambiente mais saudável para todos no futuro. Com ênfase no futuro, pois ficar do seu lado agora realmente não é nada saudável...

Infelizmente, é fácil de entender as razões para Jô Soares agir como agiu na entrevista. Ele mostrou que não preocupa com o ambiente. Leva horas no banho, consome energia elétrica sem crise de consciência, etc. Mas a verdade é que alguém do seu tamanho realmente usa boa parte dos recursos disponíveis do planeta...

Da Equipe de Articulistas