NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

O Metrossexual

A palavra Metrossexual é uma das grandes imbecilidades do novo milênio. Apesar do que possa parecer ser um metrossexual não tem nenhuma conotação com o sexo. O conceito foi usado para definir o novo consumidor masculino. Sim, graças a pesquisas de marketing se descobriu que uma parte dos homens heterossexuais metropolitanos gasta bilhões com a aparência física.

Portanto, conforme um estudo da Euro RSCG Worldwide, uma empresa de marketing e comunicação com sede Nova York, metrossexual é um "heterossexual que conhece e se importa com a moda, gastronomia e elegância". E a pesquisa ainda é mais específica: este novo homem vive nos grandes centros urbanos e que aceita e faz questão de exibir um lado mais delicado, feminino, "mas sem assumir uma postura feminina".

A nova descoberta já chega a ter um ídolo: o jogador inglês do Real Madrid David Beckham. Ele típico homem bem-sucedido entre os 25 e 40 anos que gosta de fazer compras, não tem barriga, se preocupa com o peso e cuida da pele. E não é só isso Beckham pinta as unhas, adora diamantes e, de vez em quando, usa as calcinhas de sua esposa, a ex-Spice Girl Victoria Addams.

Curiosamente, apesar de estar em voga ultimamente, a palavra surgiu há uma década através do escritor britânico Mark Simpson através de uma descrição dos efeitos do consumismo na identidade masculina. Simpson chegou a declarar recentemente ao jornal The Independent: "Estava claro ainda no início dos anos 90 que a antiga moda (re)produzida, repressora e voltada para a masculinidade impermeável, estava ganhando tons mais claros através do consumidor capitalista. O impassível e "largadão" heterossexual não compra nada".

Obviamente, o impoluto leitor da ZeroZen está se perguntando. “Como eu posso fazer para saber se sou mesmo um metrossexual?”. A resposta é simples. Se você leu este texto até a agora, levou tudo a sério. Bem... ficou claro que camisas e gravatas de grife devem ser uma prioridade na sua vida. Agora, se na metade você já está estava pensando em jogar futebol e beber cerveja com seus amigos, pode ficar tranqüilo. Você é um bom e velho heterossexual.

O mais impressionante no metrossexual é que ele significa a vitória total e completa das feministas. Paulatinamente, elas vêm criticando, demolindo e crucificando o estereótipo de macho. Tudo isso para quê? Para criar um homem que se pareça com uma mulher? Não faz o menor sentido.

Ou seja, elas desejam um companheiro para toda a vida ou alguém para dividir cremes anti-rugas? Elas sonham alguém para compartilhar sentimentos ou para discutir os últimos lançamentos prét-a-porter da moda em Paris? Se fosse mesmo assim, o mais fácil, no caso dessa gente, era virar lésbicas.

Portanto, para acabar com este tipo de comportamento que prenuncia o fim da civilização a ZeroZen lança o metrobagual. Um homem moderno capaz de arrotar na mesa e coçar o saco com elegância na frente dos convidados. Alguém que está sempre pronto a assistir na tevê a reprise de Bangu e Madureira pela segunda divisão do campeonato carioca.

O metrobagualismo terá como lema a seguinte frase: “os homens são homens e as mulheres têm de ter senso de humor”. Claro que o metrobagual também se preocupa com a aparência. Tanto que chega a tomar banho uma vez por semana. O verdadeiro metrobagual também nunca baixa a tampa da privada.

O objetivo deste novo homem (além da cerveja e do futebol) é a perpetuação da espécie. Crescei e multiplicai-vos, já dizia Jesus Cristo. Por isso que ele fica dividindo sua atenção com quase todas as mulheres que passam na sua frente.

Porém, é preciso ressaltar, que o metrobagual também está preocupado em deixar um futuro melhor. Ele cuida da educação dos filhos. Pelo menos na parte relativa a mesada. O resto a mãe que se vire...

Para comprovar que o metrobagual é realmente a última novidade no mercado basta pegar o faturamento de todos os fabricantes de cerveja e comparar com os fabricantes de cosméticos masculinos. Fácil saber quem lucra mais. Logo, qualquer marqueteiro que investir em metrossexuais estará apostando no cavalo errado...

Da Equipe de Articulistas

Lembre-se:
Se você acha que aquele seu colega de trabalho esquisitão era metrossexual desde criancinha, então você é um pouco ZeroZen...