NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Luana no País das Maravilhas

A eterna musa (e agora loira burra) Luana Piovani conseguiu causar uma gigantesca polêmica, provando a total e completa falta de assunto da mídia em geral, ao declarar em entrevista ao jornal O Tempo, que fuma maconha "de vez em quando para relaxar".

Sim, a coisa ficou feita para o lado de Luana. Tanto que o Ministério Público determinou que a Polícia Civil abra inquérito para investigar Luana Piovani por tráfico e apologia ao uso de drogas. A carismática atriz divulgou uma nota no seu site onde dizia que tinha sido mal-compreendida. Tudo seria apenas grande mal-entendido e que o assunto surgiu no meio de uma brincadeira.

Nas palavras da própria atriz: "Tudo é um grande mal-entendido! As coisas que foram ditas não foram daquela maneira, sou uma pessoa pública e sei que não posso responder esse tipo de pergunta. Nós (pessoal do 'Tempo' e eu) estávamos em uma brincadeira, imaginando o que seria um 'furo de reportagem'... Acho que sem querer descobrimos. Aliás, este jornal é muito legal, vocês o conhecem?".

Bem, a ZeroZen, a única revista que acredita que se maconha aumentasse a criatividade a Jamaica seria o paraíso dos publicitários, tem certeza de que, até prova em contrário, consumo de maconha é crime, apesar de todo o Rio de Janeiro achar ao contrário. Portanto a regra máxima de Bezerra da Silva continua valendo (vou apertar/mas não vou acender agora/se segura, malandro/pra fazer a cabeça tem hora). Ou, simplificando mais ainda, malandro é malandro e Luana é Luana.

Para piorar as coisas, no momento Luana Piovani é estrela de uma peça infantil. Alice no País das Maravilhas. Bem, está na cara que a polícia ficou muito interessada em saber que diabos de "maravilha" seria essa. Mesmo com o pedido de desculpas público da atriz ela pode ser intimada a depor na Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Civil do Rio.

O advogado da atriz, Nilo Mingrone, afirmou Luana nunca faria apologia às drogas. Ela não pretende processar os entrevistadores porque entende que não houve má-fé. O jornal O Tempo tem circulação restrita à zona sul do Rio. Ele costuma ser distribuído nas praias. Provavelmente feito em papel especial, ele deve ser entregue já enrolado e prensado nas pontas e... melhor deixar pra lá.

De qualquer maneira, o Ministério Público acusa Luana Piovani de ter infringido o artigo 287 do Código Penal, que trata de apologia ao crime. A atriz também pode ser enquadrada no artigo 19, parágrafo 2º, da Lei de Imprensa, por ter, com as declarações, supostamente incitado à prática de infração penal. O documento também aponta o suposto desrespeito ao artigo 12, inciso 3, da Lei de Entorpecentes, que trata do incentivo ao uso de drogas e prevê pena de três anos a 15 anos de detenção.

Ou seja, Luana pode ir para a cadeia ver o sol nascer quadrado! Com a experiência ela pode fazer sucesso investindo no cinema com uma versão feminina de Carandiru. Talvez lançar um livro com suas memórias no período do cárcere. Talvez até participar de um reality show para aproveitar a sua experiência de confinamento em locais vigiados. Pelo menos, se o pior acontecer, a atriz pode ficar tranqüila em uma coisa. Na cadeia ela vai conseguir toda a maconha que quiser...

Da Equipe de Articulistas

Lembre-se:
Se você acha que filmes de prisão feminina, com mulheres vestindo uniformes sumários, passam uma importante mensagem social, então você é um pouco ZeroZen...