NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Sem direito a fama

Nada mais irrelevante que o programa Fama o mais novo reality show da Rede Globo. Depois de amargar sucessivas derrotas nos sábados à tarde para o programa de calouros do Raul Gil, o pessoal do plim-plim resolveu reagir. Montou o mesmo circo, apenas dourou a pílula. Inventou um monte de regras, testes, aulas apenas para fazer o que o apresentador da Record faz só que pior.

Mesmo assim, verdade seja dita, Fama manteve uma audiência suficiente para a Globo apostar em uma segunda edição do reality show. Até aí, tudo bem. Novos participantes foram chamados e as tradicionais provas diárias começaram a ser feitas. Cabe aqui um pequeno parentese. O melhor de Fama com certeza não são os candidatos. São um assombro de despreparo e falta de talento. Perdem feio para os rivais do Raul Gil.

Porém o que salva Fama do marasmo são as aulas ministradas pelos professores da academia. Os mestres simplesmente patrolam os alunos sem piedade. Afinal, material é o que não falta. A cada erro na coreografia, na postura, no canto, na harmonia sobram críticas e alfinetadas para todos os lados. Obviamente, os alunos com seus egos inflados acabam entrando em crise.

De qualquer forma, em matéria de ninguém chegou aos pés de Maryanna Novaes, de 21 anos. A participante foi expulsa da academia na manhã do dia 16 de julho. A explicação oficial falava em "inadequação ao regulamento". Algo difícil de acreditar, pois qualquer participante já sabia o que ia acontecer no programa. Não havia sequer a surpresa de estar participando de um formato inédito.

Claro que a Globo não se furtou em exibir os melhores (sic) momentos da participante expulsa da academia. O compacto teve a seguinte legenda “Maryanna em dez dias”. Ao que tudo indica, ela não quis se integrar e se recusou a fazer coreografias ridículas. Bem, ponto para Maryanna. Afinal, o grande problema de Fama e justamente a pasteurização que acaba acontecendo com os candidatos. Todos acabam cantando muito igual. O som fica tão falso quanto a estabilidade do real.

Com a habitual frieza de sempre a Liliane Secco, a diretora da Academia, chamou a cantora e deu a notícia de que ela foi eliminada do programa. Liliane reclamou da falta de adequação de Maryanna. Em outras palavras, se não jogar pela nossa cartilha está fora. A candidata não acreditou, ficou embasbacada chorando pelos cantos e simplesmente saiu porta a fora sem se despedir.

O mais curioso, entretanto, é o fato (isso está no site oficial) de que Maryanna Novaes, gravou um CD independente, fez 350 exemplares e conseguiu vender dois. Vejam bem: DOIS exemplares. Um verdadeiro fenômeno. Provavelmente seu pai e sua mãe foram os felizardos. Parece óbvio que quando uma coisa dessas acontece para um artista a melhor coisa a fazer é trocar de profissão.

Maryanna agora deve voltar a cantar em bares, restaurantes, festas de debutantes e casamentos. Sua chance de chegar aos píncaros da glória com o apoio da Rede Globo já era. Aliás, tem uma coisa que o pessoal da Academia anda esquecendo. O principal objetivo do programa é levar os alunos ao estrelato, a fama. Como a primeira edição já terminou e ninguém chegou sequer perto do sucesso isto significa que todos os alunos rodaram de ano! O melhor a fazer é trazer todos de volta e ver se desta vez eles aprendem alguma coisa...

Da Equipe de Articulistas

Lembre-se:

Se você acredita que fama mesmo tem aquele calouro do Raul Gil que vendeu 1 milhão de cópias, então você é um pouco ZeroZen...