NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Agora os jovens só querem saber de Agamia

Possivelmente esse foi o título mais idoso jamais feito pela ZeroZen. Certo. Talvez estejamos todos velhos, decadentes e acabados. Porém, não dá para negar que a Geração Z veio com a missão de acabar com o planeta. O apocalipse se aproxima (inclusive, chegou antes em Porto Alegre). Mas cabe a pergunta: o que é agamia?

Bom, os jovens de hoje não querem casar nem ter filhos. Isso até é um fato positivo, pois essa nova geração realmente parece incapaz de se reproduzir. Porém, para eles a ideia de compromisso tradicional é rechaçada com veemência. Tudo bem, a cada geração surgem novos tipos de vínculo social.

Claro que o atilado zeronauta pode estar se perguntando, mas por que se meter nessa polêmica? Bem, alguma geração tem de continuar metendo para garantir a preservação da espécie. Enfim, a Agamia é a novidade da vez. Esse novo comportamento é basicamente a regra. A palavra vem do grego: “a” (não ou sem) e “gamos” (união íntima ou casamento). Ou seja, é a falta de interesse de um indivíduo em firmar um relacionamento romântico com outra pessoa. Não há envolvimento nos casais e isso reflete no desejo de eles não quererem filhos.

Só que a situação fica ainda mais interessante. Esse comportamento não é exclusivo do Brasil, outros países da América Latina também passam por essa mudança, assim como Estados Unidos e Japão. Ou seja, pode ser que no futuro todos sejamos agâmicos(?).

Então os jovens de hoje estão preocupados com preservação do planeta, aquecimento global, sustentabilidade, etc. É tanta coisa na cabeça (errada) que eles são incapazes de se manter em um relacionamento. Não há dúvida de que houve uma mudança na leitura do que é o amor, a família e o mundo.

Mas... muita calma nessa hora. Agora a lógica é sair transando com outras pessoas sem ter de dar satisfações? Afinal de contas esse é um mundo onde a Agamia reina triunfante. Bem, o que era canalhice e escrotidão agora é plenamente aceitável. É... talvez a redação da ZeroZen tenha nascido na geração errada...

Da Equipe de Articulistas