NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Mosquito da Dengue está de olho nos bebuns

Como se não bastasse o Congresso Nacional e o Imposto de Renda, o Brasil está diante de outra praga: a dengue. O Brasil superou a marca de mais de mil mortes. Os dados são do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Sul já foram 53 mortes provocadas pela dengue em 2024. A situação é trágica, mas a ciência resolveu investigar o Aedes aegypti — mosquito causador da dengue.

Aparentemente, os cientistas resolveram fazer um questionário com o Aedes aegypti. Por que foi descoberto que o mosquito tem “preferência” pelo tipo sanguíneo O. A informação foi confirmada pelo médico Marcelo Carneiro, chefe da unidade técnica do Hemocentro de Brasília.

Em tese, a preferência pelo sangue tipo O, é devido ao fato de o mosquito ser de origem Indiana. Esse, inclusive, é o tipo sanguíneo mais comum no país. Mas como o mosquito conseguiu o passaporte e saiu para visitar o restante do mundo, ele já se adaptou aos tipos sanguíneos disponíveis. Então, se você tem sangue A ou B, por exemplo, precisa tomar as mesmas precauções.

Curiosamente, os mosquitos também rastreiam as temperaturas elevadas no corpo, que indicam maior circulação de sangue no local. Por que isso é importante? Bem, o chefe da unidade técnica do Hemocentro de Brasília afirma que existem outros fatores que o mosquito “considera” ao “escolher a vítima”. Segundo ele, a ingestão recente de bebida alcoólica pode influenciar na atração do mosquito.

De fato, isso poderia explicar o avanço da dengue no Rio Grande do Sul. Somos um Estado de pinguços. Torcer pela dupla Gre-nal é dar um passo gigante em direção ao alcoolismo. Aliás, vale ressaltar que, de acordo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, vários Estados mostram uma tendência de queda nos casos de dengue como: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Piauí, Roraima e Distrito Federal. O que todos eles têm em comum? A ausência total e completa de um time de futebol com alguma relevância...

A ZeroZen segue praticando o distanciamento social. Segue bebendo em casa. A diferença é que agora tem um repelente por perto. É só não confundir as garrafas que vai ficar tudo bem. Moral da história? Até mesmo o mosquito da dengue sabe que braço (e outras partes também) de bêbado não tem dono...

Da Equipe de Articulistas